Presidente disse estar dando apoio a governos estaduais e prefeituras e pediu atenção às orientações da Defesa Civil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada nesta 6ª feira (16.jun.2023).
“A situação é grave, hospitais, casas, escolas e equipamentos públicos inundados. Estamos atentos para dar o apoio aos governos estaduais e prefeituras”, afirmou o presidente.
Lula ainda disse se solidarizar com a população de São Paulo e Pernambuco, locais que também enfrentam fortes chuvas, e pediu atenção de todos às orientações da Defesa Civil.
A publicação foi em resposta a um comentário do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que afirma o apoio do governo federal à região.
ENTENDA
Um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul deixou ao menos 1 pessoa morta e outras 2 desaparecidas desde o início dos temporais na madrugada desta 6ª feira (16.jun.2023), segundo o governo gaúcho.
Alagamentos causados pelos fortes temporais foram registrados em pelo menos 16 cidades, incluindo na capital Porto Alegre. O prefeito Sebastião Melo (MDB) informou ter aberto as dependências do ginásio do Departamento Municipal de Habitação para acolher os desabrigados pelas chuvas.
A morte pelo ciclone foi registrada em São Leopoldo, na região metropolitana da capital, depois de um jovem de 23 anos sofrer uma descarga elétrica. Os desaparecimentos também foram em São Leopoldo e em Portão, na Grande Porto Alegre.
Serviços de fornecimento de energia foram momentaneamente interrompidos em partes do Estado.
Assista (2min55s):
Fonte: https://www.poder360.com.br/governo/lula-presta-solidariedade-as-vitimas-de-ciclone-do-rs/