Presidente declarou 3 dias de luto oficial no país; jornalista morreu nesta 3ª feira (2.set) aos 91 anos
Políticos usaram as redes sociais para lamentar a morte do jornalista Mino Carta, fundador da CartaCapital. Carta morreu na madrugada desta 3ª feira (2.set.2025), aos 91 anos. Em seu perfil no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou luto oficial de 3 dias em todo o país.
Mino estava há duas semanas internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O jornalista enfrentava problemas de saúde há 1 ano. A causa da morte não foi divulgada.
“Conheci Mino há quase 50 anos, quando ele, pela 1ª vez, deu destaque nas revistas semanais para as lutas que nós, trabalhadores reunidos no movimento sindical, estávamos fazendo por melhores condições de vida, por justiça social e democracia”, escreveu o petista.
“Estas décadas de convivência me dão a certeza de que Mino foi –e sempre será– uma referência para o jornalismo brasileiro por sua coragem, espírito crítico e compromisso com um país justo e igualitário para todos os brasileiros e brasileiras”, acrescentou.
Mino Carta (1933-2025) foi jornalista ítalo-brasileiro e participou da fundação de alguns dos principais veículos de comunicação do país. Trabalhou na criação da revista Quatro Rodas e do Jornal da Tarde, em 1966. Foi o 1º diretor de redação da revista Veja, em 1968, e também ajudou a lançar a IstoÉ, em 1976. Em 1994, fundou a CartaCapital, onde permaneceu até a morte.
Ao longo da carreira, atuou em momentos de transformação da imprensa brasileira e foi responsável por mudanças na linguagem e no formato editorial. Também publicou livros de ficção, como Castelo de Âmbar (2000) e A Sombra do Silêncio (2003).
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), também se manifestou a respeito da morte do jornalista. Em seu perfil no X, ele afirmou que “o Brasil perdeu hoje um de seus maiores jornalistas”.
Leia abaixo outras manifestações:
Camilo Santana, ministro da Educação;
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
Rui Costa, ministro da Casa Civil.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-e-governistas-lamentam-morte-de-mino-carta/