Líder do PT na Câmara diz que programa beneficiará 47 milhões de brasileiros; iniciativa cria uma nova modalidade de empréstimo consignado
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ) criticou na 6ª feira (28.mar.2025) “as mentiras” espalhadas por “bolsonaristas” sobre o programa Crédito do Trabalhador, lançado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo o congressista, a medida (entenda mais abaixo) beneficiará 47 milhões de brasileiros. A iniciativa do governo cria uma nova modalidade de empréstimo consignado para os trabalhadores vinculados à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
“Essa turma bolsonarista nunca fez nada pelos trabalhadores e agora estão espalhando mentiras sobre o crédito do trabalhador. Os bancos costumam cobrar até 12% de juros ao mês, enquanto no Crédito do Trabalhador será algo em torno de 2%, 3%. O Programa ajuda quem tá no aperto e ainda coloca mais dinheiro na economia”, escreveu Lindbergh em seu perfil no X.
Internautas nas redes sociais têm reclamado das taxas cobradas pelo programa. Afirmam que são mais altas do que o esperado. Houve quem disse que o programa é “contra o pobre” e beneficia os bancos.
Dados de janeiro do Banco Central mostram que a tarifa média das operações de crédito consignado do setor privado foi de 2,92% ao mês.
A avaliação interna do governo é que é necessário esperar mais bancos aderirem ao programa para aumentar a competitividade e promover uma redução (mesmo que não tão expressiva) nos juros.
Entenda a modalidade de empréstimo consignado:
o que é – crédito com parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício;
juros – a proposta é que sejam mais baixos por causa do menor risco de calote.
SAIBA COMO SIMULAR O CRÉDITO DO TRABALHADOR
A simulação é feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Lá, é possível clicar no item de empréstimo e preencher os espaços em branco com o valor e o número de parcelas.
O aplicativo informa uma taxa de referência, mas que não corresponde à oferta bancária. Para ter acesso ao crédito, o trabalhador precisa solicitar um financiamento. As propostas são enviadas no aplicativo em até 24 horas. A pessoa deve esperar por este período para fazer uma nova solicitação. Ou seja, o trabalhador só pode realizar um pedido por vez.
Leia abaixo o passo a passo: