Líderes mundiais comentam morte de Jimmy Carter

Macron, Trudeau e rei Charles 3º prestaram homenagens ao ex-presidente dos EUA; Carter estava em cuidados paliativos desde 2023

Líderes mundiais comentaram neste domingo (29.dez.2024) a morte do 39º presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, aos 100 anos. Desde fevereiro de 2023, o democrata estava sob cuidados paliativos em casa.

No X (ex-Twitter), o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), chamou o democrata de um “firme defensor dos direitos dos mais vulneráveis”.

O rei Charles 3º, da família real britânica, também lamentou a morte do ex-chefe do Executivo. “Foi com grande tristeza que tomei conhecimento da morte do ex-presidente Carter. Ele foi um servidor público comprometido e dedicou sua vida à promoção da paz e dos direitos humanos. […] Meus pensamentos estão com a família do presidente Carter e com os norte-americanos neste momento”, escreveu.

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris (democrata), afirmou que o “mundo é um lugar melhor por causa do Presidente Carter”.

“Tive o privilégio de conhecer o Presidente Carter por muitos anos. Sempre lembrarei de sua bondade, sabedoria e imensa graça. Sua vida e legado continuam a me inspirar — e inspirarão gerações futuras”, escreveu.

O democrata era o presidente vivo mais velho da história dos EUA depois da morte de George H.W. Bush, aos 94 anos, em 2018. Carter governou o país de 1977 a 1981.

Jimmy Carter enfrentava problemas de saúde. Em 18 de fevereiro de 2023, ele decidiu não receber mais intervenção médica e começou a ter cuidados paliativos em casa por causa de um melanoma (câncer de pele) que se espalhou para o fígado e o cérebro.

Antes, Carter venceu um câncer cerebral em 2015, mas teve problemas de saúde em 2019 e passou por uma cirurgia para remover a pressão em seu cérebro.

Leia outras reações: 

Keir Starmer (primeiro-ministro do Reino Unido): “Sua presidência será lembrada pelos históricos Acordos de Camp David entre Israel e Egito, e foi essa dedicação vitalícia à paz que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz. Motivado por sua forte fé e valores, o Presidente Carter redefiniu o papel de ex-presidente com um compromisso notável com a justiça social e os direitos humanos, tanto em casa quanto no exterior”;

Justin Trudeau (primeiro-ministro do Canadá): “O legado de Jimmy Carter é de compaixão, gentileza, empatia e trabalho duro. Ele serviu aos outros tanto em casa quanto ao redor do mundo durante toda a sua vida — e ele amava fazer isso. Ele sempre foi atencioso e generoso com seus conselhos para mim”;

Nancy Pelosi (ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos): “Hoje, nossa nação e nosso mundo perderam um líder que personificava dignidade e decência, graça e bondade. Paul e eu nos unimos em luto pela perda do presidente Jimmy Carter e em agradecimento por sua vida, que foi santa em sua devoção ao serviço público e à paz”.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/lideres-mundiais-comentam-morte-de-jimmy-carter/

Deixe um comentário