Primeira-dama queria uma música para ser lançada no feriado de independência e pediu para a ministra da Cultura gravar com a sua voz
A primeira-dama Janja da Silva articulou no governo o novo jingle “Coração Brasileiro”, lançado neste domingo (7.set.2025), e interpretado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A ideia de Janja era lançar a nova música no feriado do 7 de Setembro. Sua equipe trabalhou com o secretário de produção e divulgação audiovisual da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), Ricardo Stuckert, para preparar a trilha. A produção levou cerca de 1 mês.
O vídeo foi gravado, inicialmente, com outra voz, segundo apurou o Poder360. A primeira-dama, então, pediu que a ministra gravasse o conteúdo. Isso foi feito nesta semana e o vídeo lançado neste domingo.
Ouça o jingle (2min14):
A letra é de Leo Leone, que também trabalhou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Janja na campanha de 2022. A nova música é em celebração às comemorações do Dia da Independência do Brasil e segue o tom adotado pelo governo em defesa da soberania nacional.
Eis a íntegra da letra do jingle:
“Há um coração que acorda e não pede licença. Há um coração que levanta e faz a diferença. É a força de um povo que sabe o que quer. Brasil de cabeça erguida, de força e de fé. O prato está cheio. O sonho agora aconteceu. A chave de casa na mão. Comemorar que é seu o poder de decidir, o futuro na palma da mão. A soberania de um povo dono da nação! Bate forte coração. Orgulho verdadeiro é o governo do Brasil, pelo povo brasileiro. Coração brasileiro, coração brasileiro. Escuta essa batida de ponta a ponta. É o Norte que avança, é o Sul que disputa, o Centro-Oeste semeia, o Nordeste que cria, é o Sudeste cheio de energia. Bate forte coração, orgulho verdadeiro é o governo do Brasil, pelo povo brasileiro. Coração brasileiro, coração brasileiro, coração brasileiro, coração brasileiro, Brasil, coração brasileiro.”
Em seu perfil no X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou a música e afirmou que a letra é para dar “orgulho e esperança” para o povo brasileiro.
Durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, o jingle foi tocado em looping entre uma banda e outra. A única outra trilha sonora gravada era a música idealizada por Sidônio Palmeira, ministro da Secom, sobre o novo slogan do governo: “Do lado do povo brasileiro”.
Assista ao vídeo da campanha (1min42s):
Depois do desfile, enquanto Lula atendia ministros e suas famílias na tribuna de honra, Janja chamou Margareth para dançarem e cantarem a música idealizada por Janja e interpretada pela ministra.
Assista ao momento (1min6s):