Itamaraty recebe obra do Estúdio Campana em doação

Biombo “Cerrado”, em aço e alumínio, ficará na Sala Brasília, onde há eventos para convidados

O Estúdio Campana doou ao Ministério das Relações Exteriores o biombo “Cerrado”, em aço inox e alumínio anodizado. A obra chegou na 5ª feira (28.set.2025) à sede do Palácio Itamaraty em Brasília.

O estúdio de design foi fundado pelos irmãos Humberto e Fernando Campana (1961-2022). Humberto Campana, atualmente à frente da iniciativa, foi responsável pela execução de “Cerrado”.

O biombo ficará na entrada da Sala Brasília, no 2º andar do Itamaraty, onde há almoços, jantares e outros eventos para convidados. Há no local a tapeçaria “Vegetação do Planalto Central”, de Roberto Burle Marx (1909-1994).

Divulgação/Ministério das Relações Exteriores

Salão Brasília, do Palácio Itamaraty, com o biombo “Cerrado”, produzido e doado pelo Estúdio Campana

O diretor do IGR (Instituto Guimarães Rosa), Marco Antonio Nakata, afirmou que Humberto Campana criou a obra especialmente para a entrada da Sala Brasília.

“O designer se inspirou na vegetação do Cerrado e a projetou como um contraponto à grande tapeçaria de Burle Marx”, afirmou. A doação faz parte de um trabalho de ampliação do acervo de arte do Itamaraty.

A ADB (Associação e Sindicato dos Diplomatas Brasileiros) pagou o transporte do biombo de São Paulo, onde fica o Estúdio Campana, para Brasília.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/itamaraty-recebe-obra-do-estudio-campana-em-doacao/

Deixe um comentário