Forças de Defesa bombardearam a Torre Mushtaha enquanto intensificam operação para assumir controle do maior centro urbano palestino
As FDI (Forças de Defesa de Israel) destruíram a Torre Mushtaha, o 2º prédio mais alto da Faixa de Gaza, em um ataque aéreo nesta 6ª feira (5.set.2025), na parte ocidental da Cidade de Gaza.
A ação foi realizada enquanto as tropas israelenses avançam na região com o objetivo de assumir controle total do maior centro urbano palestino. Vídeos mostram a explosão e o desabamento do edifício.
Assista (20s):
Israel completely levels the Musthaha tower in Gaza City. The area was filled with displaced families who took refuge in tents surrounding the building. It’s hard to imagine what those families had to experience. Truly heartbreaking… 💔 pic.twitter.com/dweYsytbJi
— Abu Umar (@strang3rpath) September 5, 2025
Em comunicado, as FDI alegaram que o edifício era usado pelo Hamas e que medidas de precaução foram tomadas para minimizar danos a civis. A administração da Torre Mushtaha afirmou que o local servia como abrigo para pessoas deslocadas pelo conflito, sem ligação com o grupo.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, afirmou em sua conta no X que “uma vez aberta a porta, ela não será fechada, e o Exército Israelense aumentará sua atividade até que os assassinos e estupradores do Hamas aceitem as condições de Israel”.
A Cidade de Gaza ainda abriga mais de 800 mil pessoas. Israel quer eliminar os redutos do Hamas. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já declarou intenção de assumir o controle de todo o enclave.
O conflito começou em 7 de outubro de 2023, com o ataque do grupo extremista que matou 1.200 israelenses e resultou em mais de 250 sequestros.
A resposta militar de Israel já deixou mais de 63.000 mortos e 160 mil feridos entre palestinos, segundo o Ministério da Saúde de Gaza –controlado pelo Hamas. As informações são do grupo extremista e não há meio de verificá-las de forma independente.