Intervenção no PSDB de Pernambuco causa desfiliação em massa

Partido perde a vice-governadora Priscila Krause, além de todos os 32 prefeitos e prefeitas do Estado

Políticos do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) em Pernambuco, entre eles a vice-governadora Priscila Krause, anunciaram nesta 5ª feira (3.abr.2025), em comunicado, a sua desfiliação do partido. A decisão foi tomada depois que a Executiva Nacional da legenda nomeou Álvaro Porto, presidente da Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), interventor do diretório do Estado, que até então era presidido por Fred Loyo.

Além de Krause e Loyo, todos os 32 prefeitos e prefeitas do partido no Estado declararam sua saída da legenda. De acordo com o texto do comunicado, a decisão da Executiva Nacional é “injustificável“, não possui “nenhuma legitimidade” e representa “um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, às decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo”.

“A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios“, acrescentaram os militantes.

A Executiva Nacional alegou como justificativa para a intervenção, informada na 4ª feira (2.abr), “ingerência externa e desvio da política do partido” e “violação da integridade partidária” pelo diretório estadual pernambucano.

No anúncio da desfiliação, sem especificar qual o destino após a saída do PSDB, os agora ex-militantes pregaram a união. “Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas“.

No X, a vice-governadora afirmou que a intervenção do PSDB nacional “não dialoga com a democracia” e que lamenta a medida.

A notícia da desfiliação chega em um momento crítico para o PSDB, que tem perdido espaço gradativamente na política nacional. Há menos de 1 mês, em 1o de março, a governadora Raquel Lyra também deixou o partido e passou a integrar o PSD.

Desde a sua fundação, em 1988, as eleições presidenciais de 2022 foram as primeiras em que o partido não apresentou candidato na cabeça de chapa. A legenda apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB) indicando a vice, Mara Gabrilli.

Em relação às prefeituras, Pernambuco havia se destacado como um oásis para o PSDB em 2024, depois de derrotas em colégios eleitorais significativos para o partido, como São Paulo, onde se lançaram lideranças históricas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e os ex-governadores Franco Montoro (1983-1987), Mário Covas (1995-2001), José Serra (2007-2011) e Geraldo Alckmin (2001-2006 e 2011-2018, no PSB desde 2022). O partido, que havia eleito 180 prefeitos no Estado de São Paulo em 2020, caiu para 22 em 2024.

Leia o comunicado na íntegra

“Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.

“Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.

“A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.

“É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado. Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.

“Subscrevem esse comunicado:

Frederico Loyo Filho;
Vice-Governadora Priscila Krause;
André Raimundo – prefeito de Cachoeirinha;
Aninha da Ferbom – prefeita de Nazaré da Mata;
Berg de Hacker – prefeito de Rio Formoso;
Beto do Sargento – prefeito de Belém de Maria;
Biu Abreu – prefeito de Orobó;
Dió Filho – prefeito de Riacho das Almas;
Diógenes Patriota – prefeito de Tuparetama;
Diogo – prefeito de Barra de Guabiraba;
Dona Graça – prefeita de Catende;
Dr. Pedro Alves – prefeito de Iguaracy;
Duguinha – prefeito de São Joaquim do Monte;
Eder – prefeito de Vicência;
Elizinho – prefeito de Carnaubeira da Penha;
Fátima Borba – prefeita de Cortês;
Izalta – prefeita de Ibirajuba;
Joelda Pereira – prefeita de Tacaimbó;
Joia – prefeito de Salgadinho;
Júnior de Rivaldo – prefeito de Saloá;
Júnior Pinto – prefeito de Exu;
Luciano Bonfim – prefeito de Triunfo;
Márcia Barreto – prefeita de Joaquim Nabuco;
Marlos Henrique – prefeito de Maraial;
Paulo Galvão – prefeito de Itamaracá;
Pollyanna Abreu – prefeita de Sertânia;
Professora Elcione – prefeita de Igarassu;
Rael- prefeito de Vertentes;
Ramos – prefeito de Paulista;
Rodrigo Pinheiro – prefeito de Caruaru;
Simãozinho – prefeito de Alagoinha;
Teto Teixeira – prefeito de Moreilândia;
Wellington – prefeito de Ibimirim;
Xicão Tavares – prefeito de Verdejante.“

 

Fonte: https://www.poder360.com.br/partidos-politicos/intervencao-no-psdb-de-pernambuco-causa-desfiliacao-em-massa/

Deixe um comentário