Nas redes sociais, as reclamações incluem lesões bucais, dor, sensação de queimação, ardência e inflamação na gengiva
Internautas relataram nas redes sociais sintomas após o uso da pasta de dente Colgate Clean Mint, que teve as vendas vetada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na 5ª feira (27.mar.2025). A agência baseou-se em um “número significativo de efeitos indesejáveis” relacionados ao uso do produto.
No mesmo dia, a Colgate contestou a decisão e disse ter conseguido a liberação para comercializar o produto, que segue à venda. A Anvisa não confirmou a informação.
No X (antigo Twitter), os usuários compartilharam as suas reclamações e sintomas que incluem lesões bucais, dor, sensação de queimação e ardência, inflamação na gengiva e inchaço nos lábios.
Leia:
O que diz a Colgate
Em nota, a Colgate disse estar ciente da decisão e afirmou que entrou com um recurso.
“A Colgate reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Estamos cientes da decisão da Anvisa por uma interdição cautelar ao creme dental Total Clean Mint, que não implica no recolhimento do produto. A companhia entrou com recurso que resultou na suspensão automática dessa interdição na quinta-feira (27). Seguimos tomando todas medidas cabíveis para interagir com a Anvisa e demonstrar a segurança do produto.
“É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores. Nossas equipes estão preparadas para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Total Clean Mint com autoridades, profissionais, clientes e consumidores”.