Vaticano divulgou mensagem do pontífice, que passou “noite tranquila” após piora; líder religioso trata uma pneumonia bilateral
O Vaticano divulgou, neste domingo (23.fev.2025), uma mensagem do papa Francisco, que segue internado e em tratamento de uma pneumonia bilateral. Na nota, o religioso agradece aos profissionais de saúde da Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, e diz estar “confiante”.
“De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e ao profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, afirmou.
Também se disse “particularmente tocado” pelas cartas e pelos desenhos recebidos de crianças. “Obrigado por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim”.
Divulgação/Vaticano – 23.fev.2025
Na imagem, desenho feito por criança e entregue ao papa Francisco
O papa também enviou uma saudação aos candidatos ao diaconato e aos participantes do Jubileu dos Diáconos, realizado neste final de semana. Neste domingo (23.fev), dom Rino Fisichella leu a homilia preparada pelo pontífice. Pela 2ª semana seguida, ele não conduziu a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro.
“Caros irmãos diáconos, vocês se dedicam ao anúncio da Palavra e ao serviço da caridade; desempenhem seu ministério na Igreja com palavras e ações, levando o amor e a misericórdia de Deus a todos. Exorto-vos a continuar com alegria o vosso apostolado e –como sugere o Evangelho de hoje– a ser sinal de um amor que abraça todos, que transforma o mal em bem e gera um mundo fraterno. Não tenham medo de arriscar o amor!”, pediu.
Ainda, convidou os fiéis a rezarem pela paz em todos os países onde há conflitos dramáticos, da Palestina ao Sudão, com um pensamento particular para a Ucrânia, que nesta 2ª feira (24.fev), completa 3 anos em guerra com a Rússia.
“Amanhã marca o 3º aniversário da guerra em larga escala contra a Ucrânia: um aniversário doloroso e vergonhoso para toda a humanidade! Ao renovar minha proximidade ao martirizado povo ucraniano, convido-vos a recordar das vítimas de todos os conflitos armados e a rezar pelo dom da paz na Palestina, em Israel e em todo o Oriente Médio, em Mianmar, no Kivu e no Sudão”, disse.
INTERNAÇÃO
Francisco foi internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli de Roma (Itália) em 14 de fevereiro para tratar uma bronquite. Foi diagnosticado com pneumonia bilateral. No sábado (22.fev), os exames realizados mostraram plaquetopenia (diminuição do número de plaquetas no sangue) associada à anemia, o que levou à necessidade da transfusão.