Imprensa chinesa destaca a condenação de Bolsonaro

Jornais estatais e independentes relataram o placar de 4 X 1 no julgamento do ex-presidente pelo STF

Jornais e veículos de comunicação da China divulgaram nesta 6ª feira (12.set.2025) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. O antigo chefe do Executivo foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão na 5ª feira (11.set).

Os votos dos ministros da Corte Cármen Lúcia e Cristiano Zanin estabeleceram placar de 4 X 1 pela condenação. O relator Alexandre de Moraes e Flávio Dino já haviam votado pela condenação, enquanto Luiz Fux foi o único a divergir, votando pela absolvição. 

A agência de notícias Xinhua, principal meio de comunicação do país, deu destaque à sentença final e ao placar de 4 X 1 na decisão dos ministros do Supremo Tribunal.

O canal em inglês CGTN (China Global Television Network), que pertence ao Partido Comunista da China, disse que o voto de Fux pode “abrir um caminho para desafios à decisão”, prolongando a conclusão do julgamento.

Já o South China Morning Post, jornal impresso baseado em Hong Kong,  chamou Bolsonaro de “um dos líderes populistas de extrema-direita mais proeminentes do mundo”. A publicação mencionou a reação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que disse estar “surpreso” e “decepcionado” com a condenação do ex-presidente brasileiro.

O site HK01, também de Hong Kong, definiu a tentativa de golpe de Estado como “incidente relevante”.

Em um extenso artigo, o jornal The Paper, de Xangai, disse que a condenação de Bolsonaro é um “ponto de virada na história brasileira”. Também entrevistou especialistas que declararam que os Estados Unidos tiveram “influência negativa” no julgamento no STF.

Leia mais sobre o julgamento:

JULGAMENTO DE BOLSONARO

A 1ª Turma do STF julgou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 réus por tentativa de golpe de Estado. Votaram pela condenação dos 8 réus: Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

Na 4ª feira (10.set), Fux, em uma leitura que levou mais de 12 horas, votou para condenar apenas Mauro Cid e Braga Netto por abolição violenta do Estado democrático de Direito. No caso dos outros 6 réus, o magistrado decidiu pela absolvição.

Integram a 1ª Turma do STF:

Alexandre de Moraes, relator da ação;
Flávio Dino;
Cristiano Zanin, presidente da 1ª Turma;
Cármen Lúcia;
Luiz Fux.

Além de Bolsonaro, foram condenados:

Alexandre Ramagem (PL-RJ), deputado federal e ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência);
Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
Augusto Heleno, ex-ministro de Segurança Institucional;
Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência;
Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa;
Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

O núcleo 1 da tentativa de golpe foi acusado pela PGR de praticar 5 crimes: organização criminosa armada e tentativas de abolição violenta do Estado democrático de Direito e de golpe de Estado, além de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-china/imprensa-chinesa-destaca-a-condenacao-de-bolsonaro/

Deixe um comentário