Senador tem 43,2% das intenções de voto, e ex-prefeito de Petrolina, 36,7%; serão duas vagas em jogo em 2026
Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta 3ª feira (12.ago.2025) mostra que o senador Humberto Costa (PT-PE) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil) lideram a corrida ao Senado em Pernambuco. O petista tem 43,2% das intenções de voto, e Coelho, 36,7%. Leia a íntegra do estudo (PDF – 486 kB).
Como em 2026 serão duas vagas em disputa no Senado em cada unidade da Federação, os entrevistados pelo estudo puderam citar 2 nomes em quem votariam se as eleições fossem hoje. Por essa razão, soma dos percentuais não é 100%.
Eis o cenário em Pernambuco:
Humberto Costa – 43,2%;
Miguel Coelho – 36,7%;
Gilson Machado – 28,4%;
Silvio Costa Filho – 20,5%;
nenhum/brancos/nulos – 18,5%;
não sabem – 5,8%.
Eis o que a Paraná Pesquisas perguntou aos entrevistados: “Se as eleições para senador do Estado de Pernambuco fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) Sr(a) votaria? Em 2026, o(a) Sr(a) votará em dois Senadores, então quem seria o seu segundo candidato a Senador?”.
O levantamento entrevistou 1.510 eleitores em 62 municípios de Pernambuco de 1º a 5 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
A disputa pelas 54 das 81 cadeiras do Senado é uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ambos já se manifestaram publicamente a respeito do tema. O petista disse ser preciso ter maioria na Casa Alta. O ex-chefe do Executivo projeta ter 20 senadores só do PL.
Há um movimento em parte da oposição a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Cabe ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), decidir se aceita ou não um pedido. Ele já declarou que não pautará o tema no plenário.
AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.
O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.
As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos, clique aqui.