Helder Barbalho celebra posse de Trump e o convida para a COP30

Governador do Pará disse esperar “contar com a presença” do republicando na conferência climática em novembro

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), celebrou a posse do presidente norte-americano Donald Trump (republicano), nesta 2ª feira (20.jan.2025). Em publicação no X (ex-Twitter), Helder citou a importância dos Estados Unidos como parceiro estratégico do Brasil e aproveitou para convidar Trump a participar da COP30, que será realizada em Belém, em novembro.

“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente Donald Trump e esperamos contar com sua presença na COP30 para discutir o futuro do planeta”, escreveu o governador.

TRUMP E AS QUESTÕES CLIMÁTICAS

Apesar do convite, Donald Trump não tem as questões climáticas como prioridade em seu governo. Durante sua campanha presidencial de 2024, rejeitou propostas voltadas ao combate às mudanças climáticas, apoiou a produção irrestrita de combustíveis fósseis e prometeu retirar novamente os Estados Unidos do Acordo de Paris, pacto global que busca limitar o aquecimento do planeta.

Em novembro do ano passado, Trump nomeou o ex-congressista Lee Zeldin como chefe da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Zeldin é defensor da desregulamentação ambiental e deverá seguir a agenda republicana de flexibilização de normas no setor. “Conheço Lee Zeldin há muito tempo e estou orgulhoso de tê-lo na administração Trump, onde ele rapidamente provará ser um grande contribuidor”, disse Trump na ocasião.

Propostas políticas ambientalistas foram rejeitadas por Trump durante sua campanha presidencial de 2024. O republicano apoia a produção ilimitada de combustíveis fósseis, afirma que vai retirar o país novamente do Acordo de Paris e diz que revogará o investimento em energia limpa e o combate às mudanças climáticas instituídas pelo ex-presidente Joe Biden (democrata).

O presidente Trump diz que seu objetivo é que os EUA tenham a energia e a eletricidade mais barata do mundo. Durante seu 1º mandato, Trump revogou mais de 100 regulamentações ambientais, incluindo legislações destinadas à redução de emissões que provocam o aquecimento global e para proteger rios, oceanos e a qualidade do ar.

COP30

Pela 1ª vez realizada na Amazônia, a COP30, em Belém, será o marco dos 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da ONU (Organização das Nações Unidas), assinada em 2015 durante a COP21, na capital francesa. O documento estabeleceu metas para a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global.

O Ministério das Relações Exteriores estima que o país deve receber cerca de 50.000 visitantes em Belém nos dias da COP30. Como mostrou o Poder360, a cidade, entretanto, conta com apenas 12.115 leitos de hotel em todas as categorias e precisará, no mínimo, quadruplicar sua capacidade hoteleira para atender à expectativa de público para o evento.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-sustentavel/helder-barbalho-celebra-posse-de-trump-e-o-convida-para-a-cop30/

Deixe um comentário