Haddad cita ligação a Lira e diz que crítica à Câmara era reflexão

Ministro da Fazenda disse ter ligado para o presidente da Câmara para explicar críticas ao “poder” da Casa

O ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) disse nesta 2ª feira (14.ago.2023) ter ligado para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para explicar suas críticas ao excesso de “poder” da Casa Baixa.

“Defendi durante a entrevista que as relações fossem mais harmônica e que pudesse produzir os melhores resultados. Aliás, diga-se de passagem, todo esse tempo, tudo que eu tenho feito é dividir com o Congresso, Câmara, Senado e Judiciário”, disse o ministro a jornalistas. Haddad acrescentou que decidiu falar com a imprensa a pedido de Lira.

Assista (11min6s):

A fala de Haddad faz referência à entrevista dada por ele ao jornalista Reinaldo Azevedo, que foi ao ar nesta 2ª feira (14.ago). No podcast, o ministro disse que, em 9 anos em Brasília, nunca viu uma Câmara com tanto poder. “Está com um poder que eu nunca vi na minha vida. Tem que haver uma moderação, tem que ser construído”, afirmou.

Além disso, na entrevista, o ministro disse ter “debates acalorados” com Lira, embora apareça sorrindo ao lado dele. Também disse ainda que a Câmara não poderia usar esse poder para “humilhar” o Senado e o Poder Executivo.

Segundo Haddad, o “bom da democracia” é que a Câmara não terá esse poder para sempre: “A instituição pode ter, mas você não sabe na mão de quem vai estar”.

Ao se defender, o ministro afirmou que as suas declarações durante a entrevista foram “tomadas como uma à crítica atual legislatura”, mas que, na realidade, ele estava fazendo uma “reflexão sobre o fim do chamado presidencialismo de coalizão”.

Ele também declarou que “não teríamos chegado até aqui sem o Poder Legislativo. Não vai ser uma questão como essa que falei colocar em risco uma relação de meses”.

Além de Haddad, Lira também se manifestou. O presidente da Câmara respondeu de forma dura ao ministro da Fazenda.

Em uma série de postagens em seu perfil no Twitter, o deputado declarou, sem citar Haddad, que “manifestações enviesadas e descontextualizadas não contribuem no processo de diálogo e construção de pontos tão necessários para que o país avance”.

Leia abaixo as mensagens de Lira:

Fonte: https://www.poder360.com.br/economia/haddad-cita-ligacao-a-lira-e-diz-que-critica-a-camara-era-reflexao/

Deixe um comentário