Governo lançou campanha “pobre X ricos” antes do PT

Perfil no X citava justiça tributária e mostrava balança “renda baixa X renda alta” quase 10 dias antes de vídeo feito pelo partido com IA

Mesmo antes de o PT (Partido dos Trabalhadores) lançar a campanha de “pobres contra ricos”, as páginas oficiais do governo federal já falavam em “justiça tributária”. Atualmente, o principal desafio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso é aprovar a isenção do IR (Imposto de Renda) para quem ganha até R$ 5.000 por mês.

O vídeo do PT que opõe pobres e ricos começou a circular em 27 de junho. As imagens usam inteligência artificial e mostram pessoas com a aparência abatida carregando sacos com a palavra “imposto”. Os “super-ricos” são retratados como homens brancos de terno e gravata. A propaganda termina com o mote: “Taxação BBB: bilionários, bancos e bets. Novo IR é justiça histórica. Justiça de verdade”.

Assista ao vídeo do PT (1m14s):

 

Nove dias antes da peça do PT ir ao ar, em 18 de junho, as páginas do governo nas redes sociais começaram a publicar imagens de uma balança desequilibrada.

A arte mostra:

renda alta paga pouco imposto – pessoas comendo um banquete e sendo servidas por um garçom;
renda baixa e classe média pagam muito imposto – pessoas com pratos vazios, quase sem comida.

A propaganda do PT endossa o discurso utilizado por Lula de que o Brasil é um país desigual e que é tudo culpa dos ricos, que não pagam impostos.

Em 2 de julho, o chefe do Executivo apareceu com um cartaz da “taxação dos super ricos” durante visita a Salvador, nas comemorações do 2 de Julho na Bahia.

Depois, compartilhou a imagem em seu perfil no X com a seguinte legenda: “Mais justiça tributária e menos desigualdade. É sobre isso”.

O discurso também é defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele diz que a desigualdade precisa ser corrigida simultaneamente ao ajuste fiscal, e que as medidas propostas para as contas públicas trazem ajustes ao “andar de cima” da sociedade.

GOVERNO X TAXAÇÃO BBB

Embora Lula e PT preguem “justiça social”, o Poder360 apurou que o mote “taxação BBB” não deve ser adotado pelo governo para não criar uma indisposição com o Congresso.

O PT lançará na 2ª feira (7.jul.2025) novas campanhas para fomentar a divulgação da bandeira de pobres contra ricos. A peça “Você cresce com o Brasil” tentará mostrar as ações do governo federal para aumentar a aprovação de Lula, já que, como mostrou este jornal digital, a gestão é desaprovada por 56% dos eleitores. 

A sigla também lançou um site, batizado de “influenciadores com Lula”, para ampliar a mobilização digital em defesa dos princípios sociais. O objetivo é encontrar pessoas para “coordenar ações, eventos e mobilizações do Time Lula”.

REAÇÃO DA OPOSIÇÃO

Em resposta à campanha petista, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), publicou um vídeo classificando a iniciativa como “blá-blá-blá” do governo Lula e acusando-o de mentir para a população.

Já a UPB, federação formada pelos partidos União Brasil e Progressistas, divulgou em 29 de junho um outro vídeo que utiliza a mesma estética de IA da peça petista, mas mostrando sacos de “impostos” sendo empilhados em uma balança, enquanto outros sacos identificados como “gastos do governo” são arrastados com dificuldade pelo “povo” em carroças.

Assista ao vídeo (1min28s):

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-governo/governo-lancou-campanha-pobre-x-ricos-antes-do-pt/

Deixe um comentário