Governo deve lançar Gás para Todos em 5 de agosto

Programa social de gás de cozinha será anunciado em evento que também tratará de leilão de gás da União e de biometano

O MME (Ministério de Minas e Energia) deve lançar em 5 de agosto o Gás para Todos, novo programa social voltado à ampliação do acesso ao gás de cozinha. A proposta, que deve ser apresentada por meio de uma MP (Medida Provisória), tem expectativa de alcançar 16,6 milhões de famílias –número 3 vezes maior que o público do Auxílio Gás atual, hoje limitado a 5,4 milhões de famílias.

Segundo material de divulgação ao qual o Poder360 teve acesso, o evento também contará com anúncios sobre o leilão de gás da União e de biometano para descarbonização. O anúncio oficial ainda não foi feito pelo governo federal, mas, caso a data seja alterada, será ainda na 1ª quinzena de agosto.

A ideia é que o anúncio contemple duas frentes: uma forma de baratear o gás, com o nome de “Gás para Empregar” e outra com o auxílio direto para a compra do produto, o “Gás para Todos”.

GÁS PARA TODOS

O novo modelo terá formato diferente do benefício vigente. Hoje, todos os contemplados recebem o valor equivalente a um botijão de 13 kg a cada 2 meses, sem considerar o tamanho da família e sem uso obrigatório para compra de gás. Com o Gás para Todos, o crédito será proporcional ao número de pessoas no domicílio e só poderá ser usado na compra do botijão em estabelecimentos credenciados.

Funcionará da seguinte forma:

a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) credenciará as revendedoras que desejarem participar voluntariamente do programa e definirá o preço teto pelo qual o botijão será vendido ao governo, de acordo com a média praticada em cada região;
o beneficiário irá a cada 2 meses à revendedora de gás de cozinha credenciada ao programa para retirar o botijão gratuitamente, informando seus dados inscritos no CadÚnico;
a família poderá acompanhar o status do benefício, como a liberação de uma nova botija e o local de retirada, por meio de um aplicativo do programa que está sendo desenvolvido pela Caixa –também no aplicativo, o governo fará, por intermédio da Caixa, o pagamento aos revendedores das botijas de gás “compradas” pelo programa e entregues às famílias.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-energia/governo-deve-lancar-gas-para-todos-em-5-de-agosto/

Deixe um comentário