Ministra disse que governador de São Paulo faz “oportunismo lamentável” ao culpar Lula por taxação a produtos brasileiros
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou como “oportunista” a crítica do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros anunciado pelos Estados Unidos.
Em seu perfil do X, Gleisi afirmou que quem está impedindo “qualquer negociação” é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Até senadores do Congresso dos EUA divulgaram uma carta acusando Trump de fazer uma ingerência indevida no Brasil, para ajudar um aliado político”, disse.
A declaração de Gleisi se deu depois de uma entrevista de Tarcísio à Rádio Cruzeiro. Ele afirmou que o governo federal “não tem interlocução com os Estados Unidos” e não está se mostrando capaz de reverter o tarifaço imposto por Donald Trump (Partido Republicano).
“O efeito em cadeia [do tarifaço] é muito ruim, e isso só se resolve com interlocução. Infelizmente, o governo federal não tem essa interlocução com os EUA e nunca fez força para ter”, declarou.