O governo brasileiro informou que o Egito voltou a fechar a fronteira com Gaza nesta 6ª feira (10.nov.2023).
Mais cedo, a embaixada brasileira na Palestina divulgou a 7ª lista com autorizados a cruzar a fronteira, incluindo o grupo de 34 brasileiros que estavam sendo monitorados pelo governo. Poderão sair 24 brasileiros e 10 palestinos que estão em processo ou darão início à imigração.
Ao todo, 588 pessoas estão autorizadas a deixar a Faixa de Gaza pela nova lista. Além dos 34 que integram o grupo brasileiro, a relação contempla cidadãos de Estados Unidos (14), Canadá (265), Romênia (101), Indonésia (6), Polônia (26), Rússia (82), Índia (7), Albânia (14), China (10), Dinamarca (5), Alemanha (8), Holanda (2), Nova Zelândia (12) e Malásia (2).
Não há informação de quando o grupo cruzará a fronteira. Um avião do governo brasileiro está em Cairo, capital do Egito, esperando para trazer o grupo ao Brasil.
Palestino naturalizado brasileiro, Hasan Rabee publicou, às 2h52 de Brasília, uma foto em seu perfil no Instagram. Ele está na passagem entre Rafah (Gaza) e Egito e escreveu: “Na fronteira esperando a abertura”.
Já haviam sido divulgadas 6 listas com pessoas liberadas para cruzar a fronteira: