As publicações ironizam a declaração da ministra de que o resultado negativo das estatais não deve ser classificado como prejuízo
Internautas fizeram memes depois de a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, declarar que o deficit de R$ 8,07 bilhões das empresas estatais, o maior da história, não deve ser classificado como “rombo”. Segundo a ministra, o resultado negativo é só uma demonstração contábil e não deve ser classificado como prejuízo, porque a maioria das empresas seria lucrativa.
Assista à declaração da ministra (2min59s):
As estatais fecharam 2024 com o maior deficit da série histórica, iniciada em 2002. O Banco Central divulgou o relatório “Estatísticas Fiscais” na 6ª feira (31.jan.2025). Eis a íntegra do comunicado (PDF – 274 kB).
As publicações dos internautas fazem piada com a frase de Dweck e questionam se empresas privadas contratariam a ministra. Um usuário no X (ex-Twitter) ironizou, dizendo que “parece rombo, tem jeito de rombo, cheira a rombo, mas não é rombo”.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, explica que rombo não é rombo. Tem cara de rombo, jeito de rombo, cheiro de rombo, mas não se identifica como um rombo. É um transrombo. Não por acaso, ela é ministra da, entre outras coisas, INOVAÇÃO. pic.twitter.com/HKlNcpbQnL
— Junio Amaral (@cabojunioamaral) January 31, 2025
Eis outras publicações nas redes sociais: