O Spectrum, 1º foguete a ser lançado de uma base europeia, foi lançado da Noruega; empresa considerou o teste “um sucesso”
Um foguete orbital da start-up alemã Isar Aerospace caiu e explodiu segundos depois de decolar de uma base espacial na Noruega, no domingo (30.mar.2025). Ainda assim, a empresa considerou o lançamento “um sucesso” e afirmou que o objetivo era “reunir o maior número de dados possível”.
O foguete Spectrum caiu cerca de 30 segundos depois do lançamento, de maneira controlada no mar, de acordo com comunicado publicado no site da empresa. O CEO da Isar Aerospace, Daniel Metzler, declarou que o teste atingiu as expectativas.
“Tivemos uma decolagem limpa, 30 segundos de voo e ainda conseguimos comprovar o nosso Sistema de Término de Voo. Nós demonstramos que não podemos apenas planejar e construir, mas também lançar foguetes”, disse Metzler.
“Com este voo de teste, conseguimos reunir com sucesso dados valiosos e experiência para futuras missões”, escreveu a empresa no X (ex-Twitter).
O lançamento do Spectrum foi o 1º do tipo realizado em solo europeu. A Isar Aerospace foi fundada em 2018 e pode ser uma resposta da Europa aos programas espaciais da SpaceX, de Elon Musk e Blue Origin, de Jeff Bezos, ambos dos Estados Unidos.
Metzler, inclusive, citou o fato de que a possibilidade de um lançamento de foguete ser realizado em uma base espacial europeia por uma empresa do continente pode contribuir para o acesso ao espaço, algo que ele classificou como “grande ponto cego da arquitetura de segurança da Europa”.
Assista ao momento da queda:
Another view of the final moments of Spectrum Flight 1.
Credit: Andøya Spaceport and Montevideo Tromsø pic.twitter.com/ztZNPtnlEO
— Andrew Parsonson (@AndrewParsonson) March 30, 2025
O diretor-geral da ESA (Agência Espacial Europeia), Josef Aschbacher, valorizou lançamento conduzido pela empresa alemã e disse aguardar pelo 2º teste.
“Um teste de voo é exatamente isso: um teste para reunir dados, aprender e evoluir. Tudo o que a Isar Aerospace conquistou hoje é incrível e eles têm bastante informação para analisar. Eu aplaudo o time por chegar tão longe e estou confiante de que veremos um 2º teste do Spectrum pronto para ser lançado em breve”, afirmou.
Os foguetes orbitais são construídos para levar carregamentos à órbita da Terra, como satélites. O Spectrum possui 28 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro. É capaz de transportar uma carga de 700 a 1.000 kg ao espaço.