Em 2º lugar, o Vasco foi o clube que mais cresceu no período, com 12 novas unidades de fevereiro a agosto de 2025; Cruzeiro abriu 4, segundo levantamento do Poder360
O Flamengo continua na liderança isolada entre os clubes brasileiros com mais lojas físicas. Segundo novo levantamento do Poder360, o clube carioca mantém 180 unidades em funcionamento com produtos oficiais. O levantamento anterior foi realizado em fevereiro de 2025 e trazia o mesmo número.
O Vasco aparece na 2ª colocação e foi o time que mais cresceu no período. Passou de 62 para 74 lojas de fevereiro a agosto de 2025, um aumento de 12 unidades em 6 meses.
Outros clubes também ampliaram suas redes no semestre:
Cruzeiro: de 19 para 23 lojas;
São Paulo: de 12 para 15;
Grêmio: de 20 para 22;
Corinthians: de 33 para 34;
Bahia: de 10 para 11;
Ceará: de 8 para 9;
Vitória: de 7 para 8;
Botafogo: de 2 para 3; e
Santos: de 3 para 4.
O São Paulo afirmou ao Poder360 que ampliou sua presença no varejo ao inaugurar 3 novas lojas oficiais de fevereiro a agosto de 2025.
Segundo o diretor de marketing do clube, Eduardo Toni, a medida busca fortalecer o relacionamento com os torcedores e ampliar o alcance da marca. “Temos um planejamento para cada vez mais nos aproximarmos do torcedor, que é o nosso grande cliente. A abertura de novas lojas faz com que a marca do São Paulo Futebol Clube se torne mais acessível para o consumidor”, afirmou.
Em nota enviada ao Poder360, o Fluminense, 4º lugar no ranking geral, afirmou que a expansão do número de lojas tem um papel relevante não apenas para a exposição da marca, mas também para o aumento de receita e o fortalecimento do sentimento de pertencimento do torcedor, seja no estádio ou fora dele.
“Por meio das lojas, criamos um mercado especializado em produtos com nossa marca, oferecendo uma gama maior de produtos para as empresas licenciadas e, consequentemente, aos nossos torcedores. Com maior oferta de itens, há aumento de receita. As lojas oficiais hoje são responsáveis por mais de 60% da venda de produtos oficiais, reduzindo a dependência do varejo tradicional e grandes magazines multimarcas, que por sua vez continuam sendo muito importantes”, diz o clube.
Destaque no Nordeste, o Fortaleza tem investido na expansão de suas lojas oficiais como estratégia para estreitar a relação com os torcedores. Em nota enviada ao Poder360, o CEO do clube cearense, Marcelo Paz, destacou a importância da presença física dos pontos de venda. “Para além da loja online, nossas lojas estão presentes em diversos bairros da cidade, proporcionando aos torcedores mais conforto e acesso facilitado aos produtos oficiais do nosso time. Isso é fruto da parceria comercial com a Volt, e fortalece a conexão com nossa torcida e permite que eles mostrem seu apoio ao Fortaleza por onde quer que vá”, afirmou.
O Botafogo afirma que ao contrário de outros clubes que trabalham com franquias ou licenciamento, utiliza uma estrutura 100% própria. A SAF do clube é responsável por toda a cadeia de suprimentos, distribuição e gestão das lojas. O aumento para 3 unidades próprias reflete essa estratégia centralizada.
O Mirassol, estreante na Série A, passou de 3 para 5 lojas parceiras. São pontos de venda autorizados que comercializam produtos oficiais, embora não sejam lojas próprias do clube.
Reduções
Por outro lado, 2 clubes reduziram o número de unidades:
Atlético-MG: de 24 para 22; e
Sport: de 8 para 6.
Apesar da redução no número de lojas, o Sport pretende retomar a expansão da rede nos próximos anos. Segundo o diretor de marketing do clube, Henrique Aguiar, o momento é de reestruturação e avanço estratégico.
“Aqui, olhamos para o projeto de lojas como uma oportunidade de expansão de marca e geração de receitas e, por isso, estamos estudando formas de aumentar nossa rede para os próximos anos. Esse ano iniciamos o movimento com a loja online. No início desse mês divulgamos a nova parceira para operar o varejo, a Netshoes.”
“Entendo que esse movimento de aumentarmos as lojas é natural para um clube do tamanho do Sport. Buscando mais praças, tanto em Recife, quanto no interior do Estado.”
Manutenção
Outros clubes mantiveram a quantidade registrada em fevereiro:
Fortaleza: 23
Fluminense: 34
Palmeiras: 35
Internacional: 20
Bragantino: 2
Juventude: 2
METODOLOGIA
O levantamento foi realizado pelo Poder360. A reportagem entrou em contato com as assessorias de imprensa dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, que confirmaram os números atualizados de lojas físicas oficiais, próprias, licenciadas ou parceiras, conforme o modelo de operação de cada instituição.