Fed é “lento” e deveria cortar taxa de juros, diz Trump

Presidente norte-americano afirma que os preços estão caindo e que o país arrecada “bilhões de dólares” com as novas tarifas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), disse nesta 2ª feira (7.abr.2025) que o Fed (Federal Reserve, Banco Central norte-americano) é “lento” e deveria cortar as taxas de juros. O órgão manteve o intervalo de 4,25% a 4,50% na reunião de março, citando a atual incerteza econômica.

“Os preços do petróleo estão caindo, as taxas de juros estão caindo (o lento Federal Reserve deveria cortar as taxas!), os preços dos alimentos estão caindo, não há inflação, e os EUA, que foram abusados por tanto tempo, estão arrecadando bilhões de dólares por semana dos países abusadores com as tarifas que já estão em vigor”, disse Trump em seu perfil na Truth Social. 

Ao falar das tarifas, Trump se refere ao conjunto de taxas impostas pelos EUA a diversos países. Na 4ª feira (2.abr), o republicano anunciou um novo pacote. 

O decreto com as regras determina que as taxas não são cumulativas em alguns itens. Ou seja, não incidem em cima das alíquotas já determinadas para produtos específicos –como os 25% em cima do aço e alumínio. Eis as íntegras em inglês (PDF – 238 kB) e em português (PDF – 239 kB).

O Brasil foi taxado em 10%, inferior ao que foi cobrado a outras nações. China (34%) e União Europeia (20%) terão um peso maior. A nação asiática já anunciou a retaliação com uma nova taxa de mesma magnitude.

Trump disse que a China é o país que “mais abusa” nas taxas e afirmou que os mercados chineses “estão em colapso”. As Bolsas asiáticas operaram em queda nesta 2ª feira (7.abr). 

“O maior abusador de todos, a China, cujos mercados estão em colapso, acabou de aumentar suas tarifas em 34%, além de suas tarifas ridiculamente altas de longo prazo (além disso!), sem reconhecer o meu aviso para que os países abusadores não retaliem. Eles já lucraram o suficiente, por décadas, aproveitando-se do bom e velho EUA! Nossos ‘líderes’ do passado são os culpados por permitir que isso, e muito mais, acontecesse com nosso país”, escreveu Trump.

Leia mais: 

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/fed-e-lento-e-deveria-cortar-taxa-de-juros-diz-trump/

Deixe um comentário