Expulso, youtuber Wilker Leão pode ficar 3 anos afastado da UnB

Ele ainda pode recorrer do processo que levou à sua expulsão; postava vídeos de alunos e professores em tom de deboche

O youtuber de direita Wilker Leão deve ficar pelo menos 3 anos sem poder estudar na UnB (Universidade de Brasília). Ele foi expulso da instituição de ensino, onde era estudante de História, depois de passar por um PDD (processo disciplinar discente) que analisou sua conduta em sala de aula. 

A Instrução Normativa nº 01/2023, que dispõe sobre as Comissões de Processos Disciplinares, determina que a medida disciplinar aplicada a um estudante “deve ser cancelada após duração de 6 períodos letivos regulares, se o autor da falta disciplinar não houver, nesse mesmo período, praticado nova falta disciplinar discente de qualquer natureza ou gravidade”. Eis a íntegra do documento (PDF – 10 kB). 

Wilker Leão costumava gravar sem consentimento professores e alunos e, depois, postava os vídeos em tom de deboche e de ridicularização em redes sociais.

“A Universidade de Brasília (UnB) informa que, após o despacho decisório no âmbito do processo disciplinar discente, o estudante Wilker Leão de Sá foi excluído da instituição e está impedido de realizar novos registros de matrícula. Cabe recurso. O ato está em conformidade com as recomendações do relatório final do PDD e o parecer da Procuradoria Federal junto à UnB”, diz a instituição de ensino em nota.

Leão, que tem mais de 940 mil inscritos em seu canal no YouTube, já havia sido suspenso das aulas no ano passado. 

Em abril deste ano, ele e outros militantes de direita chegaram a convocar um ato na UnB que estimulava violência contra estudantes da instituição. Os vídeos gravados em sala de aula eram postados em seu canal.

Na 6ª feira (5.set), o youtuber publicou um vídeo em que mostra trecho de uma audiência sobre seu processo disciplinar. Na legenda, ele escreveu: “Estou cursando História na UnB (2º semestre), justamente por ser um dos cursos que a esquerda mais dominou com suas narrativas ideológicas e doutrinárias. Combater isso é o meu principal objetivo dentro da universidade federal”. 

O Poder360 enviou mensagem direta, através do X, perguntando se Wilker Leão iria entrar com recurso. Não houve resposta até a publicação deste texto. O espaço segue aberto para manifestação. 

Leia mais: 

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-educacao/expulso-youtuber-wilker-leao-pode-ficar-3-anos-afastado-da-unb/

Deixe um comentário