Ex-presidente russo adverte Trump sobre poder nuclear

Dmitry Medvedev reagiu após presidente dos EUA mandá-lo “tomar cuidado com o que diz”

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, advertiu nesta 5ª feira (31.jul.2025) o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), sobre as capacidades nucleares russas de último recurso herdadas da era soviética. A declaração se deu depois de Trump orientar Medvedev a “tomar cuidado com o que diz”.

Em seu perfil no Truth Social, Trump chamou o também ex-presidente russo de “fracassado” e afirmou que Medvedev “está entrando em território muito perigoso”. As informações são da Reuters.

A troca de ameaças começou na 2ª feira (28.jul), quando Trump reduziu o prazo de 50 dias que havia dado anteriormente para Moscou aceitar um acordo de cessar-fogo na Ucrânia, estabelecendo um novo limite de “10 a 12 dias” sob ameaça de impor tarifas de 100% à Rússia.

Medvedev reagiu logo depois, classificando a medida como um “jogo de ultimatos” e acusando o norte-americano de convocar uma guerra direta entre os 2 países.

Ainda na publicação desta 5ª feira (31.jul), Trump também ironizou o comércio da Índia e China, aliados da Rússia: “Eles podem destruir suas economias mortas juntos. Que eu saiba, quase não fazemos negócios com Rússia ou Índia. Vamos manter assim”.

O Kremlin ignorou o ultimato e reafirmou suas próprias condições para um acordo de paz, consideradas inaceitáveis por Kiev.

Desde a invasão da Ucrânia em 2022, Medvedev tem se destacado como um dos principais críticos do Ocidente dentro do Kremlin. Em julho, Trump já havia repreendido o russo por mencionar armas nucleares ao comentar ataques dos EUA ao Irã.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/ex-presidente-russo-adverte-trump-sobre-poder-nuclear/

Deixe um comentário