Governo norte-americano diz que medida é motivada por recusa do país africano em repatriar seus cidadãos deportados
O governo dos Estados Unidos anunciou no sábado (5.abr.2025) que revogou todos os vistos norte-americanos para cidadãos do Sudão do Sul. A justificativa apresentada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, é que o país africano tem se recusado a receber sul-sudaneses deportados do país norte-americano.
A emissão de novos vistos para detentores de passaportes do Sudão do Sul também foi suspensa. Essa é a 1ª vez que o governo do presidente Donald Trump (republicano) revoga todos os vistos a um único país.
“Estou tomando medidas para revogar todos os vistos de titulares de passaportes do Sudão do Sul e restringir qualquer emissão futura para impedir a entrada nos Estados Unidos, com efeito imediato, devido à falha do governo de transição do Sudão do Sul em aceitar o retorno de seus cidadãos repatriados em tempo hábil”, escreveu Rubio em publicação no X.
Rubio declarou que a medida pode ser revertida caso o governo do Sudão do Sul coopere com a Casa Branca e apresente um plano para repatriação coordenada dos sul-sudaneses deportados.
O Sudão do Sul enfrenta um estado de quase guerra civil. Aliados do atual presidente Salva Kiir acusam o 1º vice-presidente Riek Machar de incitar conflitos no país. O vice-presidente foi colocado em prisão domiciliar no final de março. Ambos são de etnias diferentes que convivem no país.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/eua-revogam-todos-os-vistos-do-sudao-do-sul/