Prática inspirada por Elon Musk, que exigia a lista de 5 atividades por semana via e-mail, foi oficialmente descontinuada
O OPM (Office of Personnel Management), departamento de recursos humanos do governo federal dos Estados Unidos, anunciou o encerramento de uma prática que obrigava servidores federais a listar tarefas semanais por e-mail. A medida, implementada por Elon Musk em fevereiro de 2025, foi oficialmente descontinuada na 3ª feira (5.ago.2025).
Scott Kupor, diretor do OPM, confirmou a suspensão da exigência em comunicado interno divulgado pela Reuters: “Comunicamos aos responsáveis de RH das agências que o OPM não gerenciaria mais o processo dos ‘5 itens’ nem o utilizaria internamente”, afirmou.
Kupor acrescentou que “há muitas outras ferramentas” para o departamento poder estar informado sobre as atividades de seus funcionários. Eles eram obrigados a enviar por mensagem eletrônica com, no mínimo, 5 realizações semanais. Os gerentes deveriam ser copiados na mensagem enviada.
A medida, implementada em fevereiro de 2025, tinha o intuito de ficar a par das atividades dos funcionários do governo federal norte-americano. Musk chegou a dizer que a omissão “seria considerada uma renúncia”.
Dias depois, o departamento informou às agências que a resposta seria opcional e que negativas não trariam efeitos prejudiciais aos funcionários. Apesar disso, o contexto causou desconforto aos trabalhadores norte-americanos.