Ato em Brasília na 6ª feira criticou o impacto da taxa básica nas mensalidades do Prouni e do Fies
Milhares de participantes do 59ª Congresso Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes) protestaram na 6ª feira (14.jul.2023) em frente ao prédio do BC (Banco Central), em Brasília, pedindo a queda da taxa básica de juros, a Selic.
Em 21 de junho, o Copom (Comitê de Política Monetária) do BC manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano sob a justificativa de que “é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante”.
Depois, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que o comunicado do Copom deixava a “porta aberta” para o corte da taxa básica na próxima reunião, em agosto.
A taxa está nesse nível desde agosto de 2022, e é a maior desde janeiro de 2017. A UNE tem sido uma das entidades com atuação nacional mais crítica à política de juros do BC e tem participado de forma recorrente de atos pela queda na taxa.
Os juros impactam no valor das mensalidades e em programas como Prouni e o Fies, que concedem bolsa e financiamento para acesso ao ensino superior.
O Congresso da UNE – ou Conune, como costuma ser chamado – é considerado o maior encontro de estudantes da América Latina e reúne cerca de 10.000 participantes até domingo (16.jul) na capital federal.
Leia mais sobre o Congresso da UNE:
Com informações da Agência Brasil.
Fonte: https://www.poder360.com.br/economia/estudantes-protestam-no-bc-pela-queda-na-taxa-de-juros/