Foco mudou no final do ano, com apoio de Jair à candidatura de Flávio; leia infográfico
Dados do Google Trends mostram que o interesse pela família Bolsonaro em 2025 nas redes sociais atingiu os maiores níveis em semanas marcadas por investigações da Polícia Federal, embates com o STF (Supremo Tribunal Federal) e movimentações eleitorais. Os picos se concentraram principalmente em Michelle Bolsonaro no início do ano, no ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao longo de quase todos os meses e no senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no fim de 2025.
De 19 a 25 de janeiro de 2025, as buscas por Michelle Bolsonaro atingiram 100 pontos, o maior pico do ano. O aumento se deu depois de sua posse na liderança do PL Mulher e da divulgação de relatórios da PF (Polícia Federal) sobre transferências financeiras feitas por Jair Bolsonaro. Michelle e Eduardo também registraram aumento nas buscas por terem ficado de fora da cerimônia de posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), em 20 de janeiro de 2025.
Outro momento de destaque foi de 16 a 22 de março, quando Eduardo Bolsonaro atingiu 59 pontos. A alta veio depois do deputado anunciar licença do mandato para ir aos Estados Unidos e confirmar que seria o candidato do PL ao Senado em 2026.
De 20 a 26 de julho de 2025, Eduardo voltou a liderar as buscas, com 50 pontos. A semana foi marcada pelo fim de sua licença, pela expectativa sobre um possível tarifaço de Donald Trump e por críticas ao STF e ao ministro Alexandre de Moraes.
No fim do ano, o foco das buscas mudou para Flávio Bolsonaro. De 5 a 13 de dezembro, ele alcançou 57 pontos depois de ser indicado por Jair Bolsonaro como candidato da família à Presidência.
Nas semanas seguintes, Flávio seguiu na liderança das pesquisas. Ele marcou 38 pontos de 14 a 20 de dezembro e 28 pontos de 21 a 27 de dezembro.
MÉDIA ANUAL DE INTERESSE
Os dados do Google Trends fazem uma média das buscas ao longo de todo o ano e mostram quem liderou o interesse dentro da família Bolsonaro em mais momentos de 2025. A contagem vai de 0 a 100 pontos e indica a frequência com que cada nome apareceu no topo das pesquisas.
Eduardo Bolsonaro – 17 pontos
Michelle Bolsonaro – 12 pontos
Flávio Bolsonaro – 7 pontos
Carlos Bolsonaro – 2 pontos
Jair Renan Bolsonaro – 1 ponto
TERMOS RELACIONADOS
Jair Bolsonaro: As buscas se intensificaram em torno do nome do ex-presidente por causa das investigações, da prisão e das manifestações, posicionamentos públicos e mobilizações de aliados e familiares em sua defesa.
Trump: O termo aparece ligado às ameaças de tarifaço feitas pelo presidente dos Estados Unidos em defesa de Bolsonaro e aos pronunciamentos de Eduardo Bolsonaro associando o ex-presidente norte-americano ao cenário político brasileiro.
Eduardo Bolsonaro cassado: Relaciona-se à cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro por ultrapassar o limite de faltas, fato que causou forte repercussão política e impulsionou as pesquisas.
Alexandre de Moraes: Surge como termo central por ser o ministro responsável pelas condenações e pela condução dos processos contra Bolsonaro, pela retenção de passaportes e pelos conflitos envolvendo o STF, a família Bolsonaro e os Estados Unidos.
Magnitsky: Aparece por causa das menções à aplicação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes, em reação às decisões judiciais relacionadas ao julgamento de Bolsonaro.
METODOLOGIA
O Google Trends é a ferramenta que calcula o interesse de buscas no Google. Ele coleta e organiza dados de buscas feitas por pessoas em todo o mundo por meio de um sistema de inteligência artificial.
O período analisado para esta reportagem foi de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2025. O valor exibido é um índice de interesse de busca, pois não há dados brutos. A popularidade do termo de pesquisa é relativa ao número total de pesquisas do Google realizadas num período específico, em uma localização específica.
Assim, de acordo com a plataforma, “um valor maior significa uma proporção maior de consultas, não uma contagem absoluta maior”. A lista de regiões classificadas é ranqueada de acordo com a popularidade do termo.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/eduardo-foi-bolsonaro-mais-procurado-nas-redes-em-2025/