Em resposta às especulações norte-americanas, primeira-ministra disse que o território “não está à venda”
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, defendeu a soberania sobre a Groenlândia em resposta às recentes manifestações de interesse dos Estados Unidos. O presidente eleito Donald Trump (Partido Republicano) sugeriu a compra do território autônomo. Seu filho, Donald Trump Jr, visitou a ilha nesta 3ª feira (7.jan.2025).
“Há muito apoio entre o povo da Groenlândia de que a Groenlândia não está à venda e também não estará no futuro”, afirmou Frederiksen, reforçando a posição do primeiro-ministro da Groenlândia, Múte Egede.
Frederiksen classificou como “absurda” a proposta de Trump sobre a ilha, que é um território autônomo da Dinamarca. A visita de Trump Jr., descrita como uma “viagem privada, mas com conotações políticas”, foi destacada pelo presidente eleito.
Na rede Truth Social, o republicano compartilhou um vídeo da chegada do avião que levava o filho. “A recepção foi ótima. Eles, e o Mundo Livre, precisam de segurança, proteção, força e PAZ! Este é um acordo que deve acontecer. MAGA [Make America Great Again]. FAÇAM A GROENLÂNDIA GRANDE NOVAMENTE!”, escreveu.
Durante a fala, a primeira-ministra também mencionou o movimento crescente pela independência da ilha, considerando-o legítimo e afirmando que o futuro da região deve ser decidido por seus habitantes.