Rodrigo Rollemberg (PSB), Aline Gurgel (Republicanos) e Rafael Fera (Podemos) estão entre os 7 congressistas que assumem vaga na Casa
Além do ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB), que celebrou nesta 5ª feira (31.jul.2025) seu retorno à Câmara dos Deputados, os deputados Rafael Fera (Podemos-TO) e Aline Gurgel (Republicanos-AP) também se manifestaram nas redes sociais sobre seus mandatos na Casa.
Eles estão entre os 7 suplentes que assumiram como titulares após o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), oficializar a perda do mandato de 7 congressistas. A mudança se deu por causa de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que alterou as regras de distribuição das chamadas “sobras eleitorais”.
Em publicação, Rafael Fera se apresentou como “fiscal do povo” e afirmou que não é “nenhum político colocando dinheiro no saco de lixo”, em referência ao deputado Lebrão (União Brasil-RO), que foi filmado guardando dinheiro em saco de lixo e é um dos congressistas que perdeu o mandato com a decisão de Motta. Ele também disse que o “governo federal não irá mandar” no seu voto, e sim o “povo do Estado de Rondônia”.
Aline Gurgel, por sua vez, compartilhou uma foto durante uma programação da Igreja Universal. “Mesmo quando o caminho parecer difícil, quando as respostas demorarem e o silêncio parecer longo… permaneça fiel”, escreveu.
Já Rollemberg publicou um vídeo em que aparece voando de parapente em Canoa Quebrada, no Ceará. “Final de férias! Voando de volta a Brasília para assumir o mandato de deputado federal!”, escreveu.
Eis quem são os novos deputados:
Até o momento em que esta reportagem foi publicada, os outros 5 congressistas que também assumiram os postos não haviam se manifestado nas redes sociais.
O Poder360 procurou os deputados por meio de telefone para perguntar se gostariam de se manifestar a respeito de terem assumido o mandato na Câmara. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.