Presidente do Chile discordou de declarações de seu homólogo brasileiro sobre o regime da Venezuela
O presidente do Chile, Gabriel Boric, foi a um show do cantor Caetano Veloso no Teatro Municipal de Santiago na 3ª feira (6.jun.2023). Apesar de discordâncias recentes com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chileno seguiu a plateia e “fez o L” com os dedos polegar e indicador, em referência ao petista.
Boric assistiu à apresentação do camarote, acompanhado da namorada, Irina Karamanos, e do embaixador do Brasil em Santiago, Paulo Roberto Soares Pacheco. O gesto em apoio a Lula se deu quando sua presença foi anunciada ao público.
O músico brasileiro se apresentou em Santiago em 6 e 7 de junho. Os ingressos para ambos os dias esgotaram. Muitos brasileiros estavam entre os presentes na plateia.
CONTEXTO
Boric e Lula tiveram um desentendimento durante a vinda do chileno ao Brasil, em 30 de maio, para uma reunião de líderes da América do Sul.
No dia anterior, em 29 de maio, o petista recebeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto, para uma reunião bilateral com honrarias de chefe de Estado. Ao final do encontro, Lula afirmou que foi construída uma “narrativa” de antidemocrática e autoritária contra a Venezuela que não condiz com a realidade.
O presidente do Chile discordou de Lula. Afirmou que as violações dos direitos humanos promovidas pelo governo venezuelano não são uma “narrativa”, mas “uma realidade séria”.
MADURO
O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros, 60 anos, comanda um regime autocrático e sem garantias de liberdades fundamentais. Mantém, por exemplo, pessoas presas pelo que considera “crimes políticos”.
Há também restrições descritas em relatórios da OEA (sobre a “nomeação ilegítima” do Conselho Nacional Eleitoral por uma Assembleia Nacional ilegítima) e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (de outubro de 2022, de novembro de 2022 e de março de 2023).
Fonte: https://www.poder360.com.br/internacional/depois-de-criticar-lula-boric-faz-o-l-em-show-de-caetano/