Publicação do Doge usou frase da ex-vice-presidente sobre se livrar de fardo; Trump pretende fechar agência de ajuda humanitária
O perfil do Doge (Departamento de Eficiência Governamental) no X compartilhou na 6ª feira (7.fev.2025) imagens da retirada do letreiro da USaid (Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional).
Na postagem, o departamento liderado pelo bilionário Elon Musk ainda zombou da ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris ao reproduzir a frase “Unburdened by what has been”, que pode ser traduzida como “libertar quem/o que foi privado da liberdade no passado”. A expressão era frequentemente usada pela democrata.
USAID NA MIRA DO GOVERNO
A USaid, responsável por cerca de 40% da ajuda humanitária mundial, está sob investigação do Doge, de Musk, que afirmou querer fechá-la.
“Ficou evidente que não se trata de uma maçã com um verme dentro, o que temos é simplesmente um ninho de vermes. Temos que nos livrar de tudo, está além de qualquer conserto. Vamos fechá-la”, declarou Musk durante a transmissão no X, acrescentando que Trump concorda com a decisão.
Na 3ª feira (4.fev.2025), o governo Trump anunciou que colocaria os funcionários da USaid em licença administrativa a partir de 6ª feira (7.fev). A exceção são os trabalhadores “responsáveis por funções críticas”. A medida tinha o objetivo de reduzir de 10.000 para 290 o nº de funcionários da agência.
Na 6ª feira (7.fev), o juiz do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia, Carl Nichols, disse que suspenderá temporariamente a licença forçada de funcionários da USaid.