Delcy Rodríguez recebe enviada dos EUA em Caracas

Presidente interina se reuniu no Palácio de Miraflores com Laura Dogu, nova chefe da missão diplomática norte-americana

A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez (MSV, esquerda), reuniu-se nesta 2ª feira (2.fev.2026) com Laura Dogu, a nova chefe da missão diplomática dos Estados Unidos no país latino. 

Em nota, o governo venezuelano afirmou que o encontro tratou da “agenda de trabalho entre a República Bolivariana da Venezuela e os Estados Unidos”. A reunião se dá em um momento de retomada gradual das relações diplomáticas entre os 2 países, rompidas desde 2019 e agravadas desde a captura de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda), deposto da presidência venezuelana por forças militares estadunidenses.

Participaram do encontro o irmão de Delcy, Jorge Rodríguez (PSUV, esquerda), presidente da Assembleia Nacional, e o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil.

“Os governos da Venezuela e dos Estados Unidos se propuseram a avançar em um roteiro para tratar de assuntos de interesse bilateral, por meio do diálogo diplomático e com base no respeito mútuo e no direito internacional”, disse Caracas depois da reunião realizada no Palácio Presidencial de Miraflores, na capital venezuelana.

Reprodução/X @maperezpirela – 2.fev.2026

O ministro das Comunicações da Venezuela, Miguel Ángel Pérez Pirela, compartilhou imagens do encontro em seu perfil no X

Nomeada em 22 de janeiro como encarregada de negócios da Unidade de Assuntos da Venezuela, Dogu desembarcou em Caracas no sábado (31.jan) para restabelecer a missão diplomática estadunidense no país sul-americano. A diplomata ocupará o cargo mais alto da representação de Washington junto ao governo venezuelano. 

O órgão chefiado pela diplomata operava até então a partir da Embaixada dos EUA em Bogotá, na Colômbia. Antes, Dogu atuou como embaixadora dos EUA em Honduras e Nicarágua.

diplomacia retomada 

A retomada do contato diplomático entre EUA e Venezuela se dá quase 1 mês após a captura de Maduro, por determinação do presidente Donald Trump (Partido Republicano). Maduro foi levado aos EUA e responde a acusações de tráfico de drogas e conspiração para narcoterrorismo, em operação militar criticada por suposta violação do direito internacional.

Depois da saída de Maduro, Rodríguez assumiu a Presidência do país sul-americano com o apoio dos EUA. A interina afirma priorizar relações “equilibradas e respeitosas” com os norte-americanos, mas já sugeriu que pretende reduzir a influência de Washington sobre os venezuelanos. Trump, por sua vez, já elogiou a presidente e a convidou para visitar a Casa Branca. O governo dos EUA, no entanto, já ameaçou por mais de uma vez o governo de Delcy caso ela não atenda os pedidos de Washington.

As relações diplomáticas entre Venezuela e EUA haviam sido rompidas em fevereiro de 2019, depois de Washington reconhecer o deputado Juan Guaidó como presidente interino do país. De lá para cá, os governos mantinham apenas contatos diplomáticos indiretos.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/delcy-rodriguez-recebe-enviada-dos-eua-em-caracas/

Deixe um comentário