Velório está marcado para 6ª feira (25.jul) e ficará aberto ao público das 9h às 13h; cantora morreu aos 50 anos
O corpo de Preta Gil será velado no Theatro Municipal, no Centro do Rio, na 6ª feira (25.jul.2025). O velório ficará aberto ao público das 9h às 13h, de acordo com uma publicação feita nas redes sociais da cantora. A artista morreu no domingo (20.jul) em Nova York, aos 50 anos, devido a complicações de um câncer no intestino.
Flora Gil, madrasta de Preta, e Francisco, filho da cantora, foram aos EUA para providenciar o traslado do corpo. A assessoria de Gilberto Gil, pai da cantora, informou que Preta manifestou o desejo de que a cerimônia fúnebre incluísse um cortejo em um trio elétrico.
A artista estava desde maio nos EUA, onde participava de um tratamento experimental contra o câncer, diagnosticado em janeiro de 2023.
Em agosto do mesmo ano, fez uma cirurgia para retirar o tumor. Na ocasião, também teve o útero removido. Quatro meses depois, divulgou que havia se curado da doença depois de realizar um procedimento para retirar parte do trato intestinal.
A artista anunciou em agosto de 2024 que retomaria o tratamento contra o câncer quando descobriu, durante exames de rotina, que a doença havia voltado em 4 regiões do corpo. No mesmo mês, começou um processo de quimioterapia.
Em dezembro do ano passado, Preta passou por uma cirurgia de 18 horas para a retirada de 4 tumores espalhados pelo corpo: 2 nos linfonodos, 1 nódulo no ureter e uma metástase no peritônio.
Em maio de 2025, a cantora viajou para os EUA, onde se voluntariou para participar de um tratamento experimental no Virginia Cancer Institute.
Depois, viajou para Nova York para realizar exames no Memorial Kettering Cancer Center –instituição que é referência mundial em tratamento e pesquisa de câncer. Ficou na cidade, de onde viajava para Washington para realizar os procedimentos experimentais. Amigos e familiares se revezavam para acompanhar a cantora nos EUA.
O governo do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio decretaram luto oficial de 3 dias pela morte de Preta. Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, a artista deixou o filho, Francisco Gil, de 30 anos, e uma neta, Sol de Maria, com 9 anos.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-gente/corpo-de-preta-gil-sera-velado-no-theatro-municipal-do-rio/