Conheça a rede de mercados para condomínios que cresce no Brasil

Honest Market se expandiu com franquias que estão presentes em todo o país; fundadores dão dicas de como se inserir no ramo

Ana Paula Moraes e Murilo Specchio, ambos com 34 anos, decidiram investir na honestidade: fundaram uma rede de minimercados instalados em condomínios e empresas. Funcionam com um sistema de autoatendimento, o próprio consumidor passa o produto no caixa e paga na hora. 

Atualmente, são 123 franqueados da Honest Market com pontos de venda espalhados por todo o Brasil. Ambos os fundadores atuam no ramo desde 2013, mas a expansão da como franquias se iniciou em 2020. 

 

Ana Paula contou que, apesar de trabalharem com o preceito de honestidade, a empresa toma cuidado em relação ao local de instalação dos mercados. São colocados somente em locais fechados e com um pressuposto de segurança.

 “A gente instala eles [os pontos de venda] em ambientes minimamente controlados”, disse a empresária para o PodSonhar, podcast dedicado ao empreendedorismo jovem brasileiro. O programa é apresentado pelo administrador Miguel Carvalho e transmitido no canal do YouTube do Poder360, sempre em dia de 3ª feira. 

Assista (xxminyys): 

[vídeo] 

Segundo Murilo, trabalhar com um serviço que exige honestidade também é educador para as pessoas que o consomem. “A gente trabalha realmente com uma questão de educação”, declarou. 

O empreendedor ainda afirmou que o uso de caixa de autoatendimento por grandes redes, como Pão de Açúcar e Carrefour, fortaleceram o seu nicho de atuação. Os consumidores estariam mais propícios a confiar em mercados que se baseiam nessa natureza. 

Paula relata nunca ter fechado um ponto do Honest Market por causa da realização ou da suspeita de furtos. Para ela, a desconfiança relacionada a roubos se trata de “uma suposição maior do que realmente é”. 

A companhia trabalha com uma taxa de ruptura, assim como geralmente se dá com as empresas de varejo. O índice é destinado à compensação de possíveis falta de estoque de produtos por causa, além de outros fatores, de furtos. 

A taxa de ruptura da Honest Market é de 2,5%. Segundo os fundadores, corporações tradicionais têm uma taxa maior, de 6,5%. 

Antes de a marca ser oficialmente introduzida ao mercado, os empreendedores investiram em estudos para saber como andaria o terreno do setor e se o modelo que pretendiam implementar seria viável a longo prazo. Ana Paula falou em “análise de viabilidade”. 

Divulgação/PodSonhar

Da esquerda para a direita, Miguel Carvalho, Ana Paula Moraes e Murilo Specchio. Estavam na gravação do PodSonhar

FRANQUIAS

O investimento inicial em uma franquia da Honest Market começa em R$35.000. Mensalmente, os franqueados têm que pagar uma taxa à empresa para continuar com o negócio. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franquias), o retorno do dinheiro chega depois de 12 a 18 meses. 

Ana Paula explica que a função do franqueado é a de fechar contratos para instalação de novos pontos na cidade onde ele está inserido. 

Eles contam que a empresa oferece consultorias e capacitações para os franqueados entenderem como funciona o público desejado. Dizem disponibilizar: 

pesquisa de mercado – ajudam a entender como quais as demandas do local onde se inserem; 
evento de inauguração – o objetivo seria atrair atenção para a presença da empresa; 
pesquisa de campo mensal – entender as demandas do minimercado a curto prazo. Exemplo: quais produtos devem ser retirados da prateleira por causa de baixas vendas. 

A Honest Market utiliza alguns critérios para escolher seus franqueados. Fazem uma análise do perfil do interessado, como do histórico criminal. 

Segundo Murilo, o ramo de minimercados possui uma escala menor e não exige a contratação de tantos funcionários, como os caixas nos supermercados. Isso atrai muitos cidadãos que buscam iniciar sua jornada empreendedora. 

O empresário comparou uma franquia a uma faculdade. Disse ser uma boa oportunidade de aprender conceitos básicos de gestão de negócios aos poucos e com riscos reduzidos. 

Na entrevista, os empresários indicaram quais pontos consideram centrais para a criação de uma franquia bem sucedida. O 1º é a padronização, uma empresa tem que parecer a mesma em qualquer lugar que se encontre.

Ana Paula usou os estabelecimentos físicos da Havaianas, de calçados, como exemplo: “Aqui em São Paulo, ela vai estar da mesma forma que vai estar em Porto Alegre, que vai estar em Manaus”. 

O outro aspecto importante seria a equipe. Murilo contou ser preciso estar cercado de pessoas de confiança na hora de pensar em expandir uma marca. 

RAIO-X DA HONEST MARKET

sede da empresa: São Paulo (SP); 
nº de funcionários: 32; 
fundadores: Ana Paula Moraes, Gustavo Sartott e Murilo Specchio da Silva; 
regime tributário: Lucro Presumido; 
natureza jurídica: LTDA (Sociedade Limitada); 
investimento inicial na franquia: R$ 35.000;
tempo de retorno: 12 a 18 meses;
contato

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-empreendedor/podsonhar/conheca-a-rede-de-mercados-para-condominios-que-cresce-no-brasil/

Deixe um comentário