Comandante da missão Apollo 13, Jim Lovell morre aos 97 anos

Frase “Houston, we’ve had a problem” consagrou norte-americano que foi o primeiro astronauta a realizar 4 voos espaciais

James A. “Jim” Lovell, comandante da missão Apollo 13 e 1º ser humano a realizar 4 voos espaciais, morreu aos 97 anos na 5ª feira (7.ago.2024) em Lake Forest, Illinois. Lovell era astronauta, engenheiro mecânico e capitão da Marinha dos Estados Unidos. 

A informação foi divulgada pela Nasa na 6ª feira (8.ago.2024), em comunicado oficial. A causa da morte não foi revelada pela agência espacial norte-americana. A família pediu privacidade durante o período de luto. 

“A Nasa envia suas condolências à família do capitão Jim Lovell, cuja vida e obra inspiraram milhões de pessoas ao longo das décadas. O caráter e a coragem inabalável de Jim ajudaram nossa nação a chegar à Lua e transformaram uma potencial tragédia em um sucesso com o qual aprendemos muito. Lamentamos sua morte, ao mesmo tempo em que celebramos suas conquistas“, publicou a agência espacial.

O engenheiro mecânico e capitão da Marinha integrou a 2ª turma de astronautas da Nasa, conhecida como “Novos Nove”, selecionada em setembro de 1962. O astronauta fazia parte do grupo de Neil Armstrong (da missão Apollo 11). Armstrong foi o 1º ser humano a pisar na Lua, em 1969.

Lovell dedicou sua carreira à exploração espacial e acumulou mais de 715 horas no espaço. Sua carreira incluiu participações nas missões Gemini 7, Gemini 12, Apollo 8 e Apollo 13.

Depois de sua participação na Apollo 8, que circunavegou a Lua sem pousar em sua superfície, Lovell integrou a tripulação da Apollo 13, e tornou-se o 1º ser humano a observar a Lua de perto em duas ocasiões distintas. 

Em entrevista ao canal CNN em 2008, durante as comemorações do 40º aniversário da Apollo 8, Lovell comentou sobre nunca ter conseguido pousar na Lua. “Duas vezes dama de honra, nunca noiva“, disse com risada.

O astronauta nunca teve outra chance de embarcar numa missão lunar depois da Apollo 13. Antes da 4ª e última viagem ao espaço, embarcou em 3 expedições: 

Gemini 7, em 1965, a 1ª conexão de duas espaçonaves tripuladas; 
Gemini 12, em 1966, o último dos programas que levaram às missões lunares Apollo;
Apollo 8, em dezembro de 1968, a 1ª a orbitar a Lua. Durante uma transmissão para a Terra de sua nave espacial na véspera de Natal, Lovell e seus companheiros de tripulação Frank Borman e William Anders leram versículos do Livro de Gênesis da Bíblia.

Houston, we’ve had a problem

A missão Apollo 13, realizada em 1970, transformou-se em um dos episódios mais dramáticos da história da exploração espacial. Virou filme em 1995, estrelado por Tom Hanks no papel de Jim Lovell.

Durante a viagem, que tinha intenção de realizar o 3º pouso tripulado na Lua, um tanque de oxigênio no módulo de serviço da nave explodiu. Havia 3 tripulantes: Lovell e os astronautas John Swigert Jr. e Fred Haise Jr. 

O foguete estava a aproximadamente 322.000 km da Terra. A explosão comprometeu os sistemas de energia e suporte à vida da nave espacial. Os astronautas enfrentaram escassez de água e energia elétrica, além de níveis altos de dióxido de carbono, segundo a Nasa.

Foi nesse momento que Lovell comunicou ao controle da missão: “Houston, tivemos um problema“. 

Após cerca de 6 dias no espaço, a tripulação da Apollo 13 pousou em segurança no Oceano Pacífico. 

Lovell teve mais tarde uma cratera lunar batizada em sua homenagem depois que se aposentou como astronauta em 1973. Ele continuou trabalhando para uma empresa de reboque portuário e depois em telecomunicações até sua morte.

Lovell é uma pequena cratera lunar que se estende ao longo da borda leste da planície murada de Apollo, lado oculto da Lua. A cratera Lovell recebeu esse nome em homenagem ao astronauta norte-americano Jim Lovell

Em comunicado, a família de Lovell expressou seu orgulho pelo legado deixado pelo astronauta: 

“Temos imenso orgulho de sua vida incrível e de suas conquistas profissionais, destacadas por sua liderança lendária no pioneirismo dos voos espaciais tripulados“.

“Mas, para todos nós, era pai, avô e líder de nossa família. Mais importante ainda, era nosso Herói. Sentiremos falta de seu otimismo inabalável, de seu senso de humor e da maneira como ele fazia cada um de nós sentir que podíamos realizar o impossível. Ele era realmente único.“

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-gente/comandante-da-missao-apollo-13-jim-lovell-morre-aos-97-anos/

Deixe um comentário