Com Milei a caminho dos EUA, Trump anuncia tarifa de 82% às Malvinas

Presidente da Argentina se reunirá com o republicano em Mar-a-Lago; mais cedo, disse que pretende convencer os moradores da ilha britânica a “se tornarem argentinos”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), anunciou nesta 4ª feira (2.abr.2025) a aplicação de uma tarifa de 82% sobre produtos das Ilhas Falkland, conhecidas pelos argentinos como Ilhas Malvinas. A medida faz parte de um pacote de novas taxas comerciais recíprocas divulgado pelo republicano, que chamou a data de “Dia da Libertação”. Leia todas as tarifas anunciadas por Trump aqui.

As Ilhas Malvinas, localizadas ao sul da Argentina, são administradas pelo Reino Unido, mas a Argentina reivindica a soberania sobre o território e já entrou em guerra pelo arquipélago. O conflito terminou em 14 de junho de 1982, com vitória dos britânicos. Leia mais sobre a guerra das Malvinas aqui.

O anúncio da tarifa se deu no mesmo dia em que o presidente argentino, Javier Milei (La Libertad Avanza), visitou as ilhas para um evento em homenagem aos veteranos e mortos na guerra, que completa 43 anos em 2025.

Segundo o jornal Clarín, durante a visita Milei afirmou que deseja transformar a Argentina em uma potência econômica para que os habitantes das Ilhas Malvinas “queiram ser argentinos”.

“Sempre deixamos claro que o voto mais importante de todos é aquele dado com os pés. Esperamos que o povo das Malvinas um dia decida votar em nós com os pés”, declarou o presidente.

Milei embarca nesta 4ª feira (2.abr) à noite para os Estados Unidos. Vai a Palm Beach, Flórida, onde receberá o prêmio MACA (Make America Clean Again) na casa de Trump em Mar-A-Lago. O prêmio é uma referência ao slogan com o qual o republicano retornou ao executivo norte-americano.

Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores argentino, Gerardo Werthein, que está em Washington D.C., se reuniu com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, para negociar o acordo tarifário. O governo norte-americano também anunciou uma tarifa de 10% sobre produtos argentinos.

EUA E ARGENTINA DISCUTEM “INTERESSES EM COMUM”

Com o anúncio das novas tarifas em destaque, Rubio afirmou que a parceria entre os 2 países pode criar “maiores oportunidades econômicas”.

Em uma publicação no X (ex-Twitter), replicada pela embaixada dos EUA na Argentina, Rubio disse que, durante encontro com Werthein, discutiu “o fortalecimento da cooperação em setores econômicos importantes” e o aprofundamento das relações diplomáticas “com base em interesses comuns”.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/com-milei-a-caminho-dos-eua-trump-anuncia-tarifa-de-82-as-malvinas/

Deixe um comentário