Time venceu edições recentes do campeonato estadual e projeta chegada à Série B do Brasileirão até 2030
Após se tornar uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) no início de 2024, o Rio Branco Atlético Clube já conquistou os campeonatos estaduais de 2024 e 2025 no Espírito Santo, em uma trajetória invicta.
O clube também garantiu a participação no Campeonato Brasileiro da Série D e na Copa do Brasil nos anos de 2025 e 2026. Com apoio de sócios-investidores como o empresário Marcus Buaiz, o comediante Renato Albani e o ex-jogador Muriqui, o time tem planos de alcançar a Série B até 2030.
Desde a transformação em SAF, o Rio Branco recebeu um aporte mínimo prometido de R$ 50 milhões, o que impulsionou suas finanças. As receitas do clube cresceram 700%. O aumento permitiu multiplicar a folha salarial do futebol por 20.
O clube capixaba também tem como meta receber R$ 3 milhões em patrocínios na atual temporada de 2025.
A torcida demonstra apoio crescente, com um aumento de 934% no total de torcedores nos jogos realizados no estádio Kleber Andrade em Cariacica, na Grande Vitória.
O clube espera que as vendas de camisas ultrapassem 10.000 unidades em 2025. O Rio Branco tem como fornecedora de material esportivo a Kappa, também responsável pelo material de clubes como Vasco, Racing (Argentina), Real Valladolid (Espanha) e Fiorentina (Itália).
Renato Antunes, CEO do Rio Branco, enfatizou a importância do projeto para o futebol capixaba e para a economia do Estado.
“As pessoas se identificam com projetos sérios. E o Rio Branco se transformou em uma SAF com gestão profissional. O futebol tem um grande poder de causar impacto na economia de um Estado, além de fazer o seu povo criar conexões com sua identidade. As empresas e os torcedores já entenderam isso. Temos o objetivo de transformar o futebol capixaba através do Rio Branco, e a economia do Espírito Santo através do futebol. O capixaba sempre gostou de futebol, o que não existia antes era um bom produto. É o que estamos construindo”, disse.
Entre os sócios-investidores, o comediante Renato Albani viu uma oportunidade para mudar a percepção quanto ao futebol capixaba. Já o empresário Marcus Buaiz disse considerar o investimento uma estratégia de longo prazo.
Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Janaína Cunha sob orientação do secretário de Redação assistente Conrado Corsalette.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-sportsmkt/saf-impulsiona-rio-branco-no-futebol-capixaba/