Cirurgia de Bolsonaro será para reconstruir a parede abdominal

Chamado de laparotomia exploradora, o procedimento serve para tratar situações emergenciais; ex-presidente está internado desde 6ª feira (11.abr)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo submetido a uma cirurgia de laparotomia exploradora neste domingo (13.abr.2025). A informação foi publicada por sua mulher, Michelle Bolsonaro, em postagem no Instagram.

O procedimento é indicado para diagnosticar e tratar condições abdominais graves, especialmente em situações de emergência, como traumas ou quando exames não fornecem diagnóstico conclusivo. No caso de Bolsonaro, segundo a nota assinada pelos médicos, a cirurgia servirá para “a liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”. 

A cirurgia está prevista para durar 6 horas e começou às 8h30. De acordo com a nota, o ex-presidente foi submetido a novos exames laborais e de imagem que evidenciaram a “persistência” da subobstrução intestinal. Por isso, a equipe médica optou pela intervenção cirúrgica. Leia a íntegra da nota médica (PDF – 46 kB).

Bolsonaro está internado desde 6ª feira (11.abr) depois de apresentar um quadro de distensão abdominal e fortes dores. No sábado, o ex-presidente foi transferido do Hospital Rio Grande, em Natal (RN) para o DF Star, em Brasília, onde está sendo operado. 

A INTERNAÇÃO

Bolsonaro estava viajando pelo interior do Rio Grande do Norte e, por causa de um mal-estar, teve que ser atendido no hospital de Santa Cruz (RN). Depois, foi transferido de helicóptero para a capital potiguar. 

Ele deu entrada no Hospital Rio Grande com quadro de obstrução intestinal, em decorrência da facada que levou em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral, em 2018.

Os médicos informaram que a transferência para a capital federal se deu por decisão familiar e foi tomada junto ao médico de Bolsonaro, Cláudio Birolini, que chegou na madrugada de sábado (12.abr) a Natal.

Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle vivem em Brasília. Uma operação envolvendo a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a Polícia Militar e a Guarda Municipal foi mobilizada para o traslado.

A TRANSFERÊNCIA PARA BRASÍLIA

Com uma sonda no nariz, Jair Bolsonaro deixou o Hospital Rio Grande, em Natal (RN), por volta das 17h30 de sábado (12.abr). Ele foi transferido em uma UTI (unidade de terapia intensiva) móvel para o DF Star, em Brasília.

Essa é a 6ª operação por causa de complicações depois de ser vítima de uma facada durante ato de campanha para a Presidência, em Juiz de Fora (MG) em 2018.

Ao deixar o hospital na capital potiguar, ele foi recebido por dezenas de apoiadores no local. Eles aplaudiram o ex-presidente e gritaram frases como “volta” e “mito”.

Assista (2min40s):

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-gente/cirurgia-de-bolsonaro-sera-para-reconstruir-a-parede-abdominal/

Deixe um comentário