Medida entrou em vigor no dia em que Trump assinou decreto impondo tarifa de 50% sobre produtos do Brasil –entre eles, o café
A Embaixada da China no Brasil anunciou no sábado (2.ago.2025) que o país asiático habilitou 183 empresas brasileiras de café para exportação ao mercado chinês. A medida entrou em vigor na 4ª feira (30.jul), mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), assinou um decreto impondo uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros –entre eles, o café.
Em publicação no X, a Embaixada da China disse que a medida tem validade de 5 anos. A publicação foi compartilhada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
Foram excluídos do tarifaço 694 produtos. Os EUA pouparam certos setores essenciais da economia norte-americana.
Itens estratégicos para a indústria, como celulose, minérios e fertilizantes, ficaram de fora da medida.
Outros produtos, como suco de laranja, petróleo, aviões comerciais e materiais de aviação civil, foram isentos das tarifas extras de 40%, ficando sujeitos somente aos 10% –base do tarifaço anunciado em abril. Eis a lista completa dos itens (PDF – 329 kB).
O decreto de Trump, no entanto, não menciona carne, café e frutas brasileiras. Esses produtos ficarão sujeitos às tarifas de 50%.
Leia mais:
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-china/china-habilita-183-exportadores-brasileiros-de-cafe/