Friedrich Merz deverá optar por aliança com o SPD, de Scholz (centro-esquerda), ou a AfD, de Weidel (direita), para se tornar chanceler
A CDU (União Democrata Cristã), liderada por Friedrich Merz, foi a sigla mais votada neste domingo (23.fev.2025) nas eleições para o Bundestag [Parlamento Alemão], obtendo 28,6% dos votos. Com isso, a CDU deve assegurar 208 das 630 cadeiras no legislativo alemão.
Para assumir o cargo de chanceler –equivalente ao de primeiro-ministro– Merz precisará formar uma coalizão, um processo que pode levar meses. Há 2 caminhos possíveis: uma aliança com a centro-esquerda ou com a direita, atualmente isolada pelos demais partidos.
O líder da CDU afirmou que não irá formar governo com a AfD (Alternativa para a Alemanha), partido de direita que recebeu 20,7% dos votos e terá 151 representantes no Parlamento, segundo as projeções. Alice Weidel, líder da AfD, mostrou-se aberta a negociações e afirmou que a exclusão do seu partido seria uma “fraude eleitoral”.
O governo do presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) tem pressionado por uma inclusão da AfD no Executivo alemão. Para isso, o republicano pode adotar uma postura mais rígida em sua política tarifária para retaliar Berlim, caso os partidos alemães mantenham o bloqueio político à AfD.
A alternativa para Merz é formar uma aliança com o SPD (Partido Social Democrata), do atual chanceler Olaf Scholz, que deve ter 121 cadeiras. O SPD, de centro-esquerda, fez parte de 3 dos 4 governos de Angela Merkel de 2005 e 2021.
Veja a distribuição dos assentos no Parlamento:
Desde o fim da 2ª Guerra Mundial, apenas a CDU e o SPD governaram a Alemanha, incluindo o período da Alemanha Ocidental. Se Merz assumir o poder, ele se tornará o 6º primeiro-ministro do partido conservador.
O número de cadeiras no Bundestag foi reduzido de 733 para 630 nesta eleição. Uma nova cláusula de barreira foi introduzida, limitando a representação legislativa a partidos que obtenham pelo menos 5% dos votos. Essa regra resultou na exclusão do FDP (Partido Democrático Livre), de centro-direita, que integrava a coalizão de Scholz.
Quem é Friedrich Merz
Friedrich Merz, de 69 anos, possui formação em Direito e Ciência Política. Ele está em sua segunda passagem pelo Parlamento e lidera a CDU desde 2022.