Canadá vai às urnas nesta 2ª feira para definir primeiro-ministro

Pesquisa aponta vitória dos liberais de Carney, mas os conservadores de Poilievre seguem competitivos

O Canadá realiza nesta 2ª feira (28.abr.2025) as suas eleições parlamentares, com 343 assentos em disputa na Câmara dos Comuns. O Partido Liberal, liderado por Mark Carney, deve conquistar 185 assentos –o suficiente para formar um governo com maioria, segundo pesquisa final da YouGov, publicada na 6ª feira (25.abr).

O levantamento projeta 135 cadeiras para o Partido Conservador, liderado por Pierre Poilievre. O partido Bloc Québécois aparece com 18 assentos, o NDP (Novo Partido Democrático) de Jagmeet Singh com 3 e o Partido Verde com 2 assentos.

As urnas serão abertas às 10h (horário de Brasília) e os primeiros resultados são esperados na madrugada da 3ª feira (29.abr).

O partido que conquistar a maioria dos assentos elege o novo primeiro-ministro. Os principais candidatos ao cargo são:

Mark Carney (Partido Liberal)

Atual primeiro-ministro, Carney assumiu um mandato tampão depois da renúncia de Justin Trudeau em 6 de janeiro. A escolha de um novo líder para o Partido se deu depois do desgaste do ex-premiê, que comandava o país desde 2015 e enfrentava queda de popularidade e pressões internas. 

Menos de uma semana depois de assumir o comando do partido de centro-esquerda, Carney já protagoniza uma reviravolta no cenário eleitoral, antes favorável para os conservadores. Uma pesquisa da agência Leger, divulgada em 12 de março, mostrou um empate entre as duas legendas.

As questões que tornaram Trudeau impopular, como imigração e a crise imobiliária, perderam protagonismo diante das tarifas impostas pelo governo de Donald Trump (Partido Republicano) às importações canadenses.

Em 23 de março, Carney convocou as eleições antecipadas, justificando a necessidade de um governo forte e estável para lidar com a pressão tarifária vinda dos Estados Unidos.

Suas principais propostas são:

Habitação: Apoiar a construção de moradias mais acessíveis com parcerias público-privadas e inovações na indústria da construção;
Meio ambiente: Substituir o imposto sobre carbono por incentivos ecológicos, como a compra de veículos elétricos;
 Comércio: Diversificar as exportações para reduzir a dependência dos EUA;
Saúde: Promover uma reforma digital no sistema de saúde para melhorar a eficiência e reduzir custos.

Quem é Mark Carney

Carney, de 59 anos, nasceu em Fort Smith, noroeste do país e foi criado em Edmonton, na província de Alberta. É casado com Diana Fox Carney e tem 4 filhas. Economista graduado pela Universidade de Harvard e com doutorado em Oxford, começou sua carreira em finanças antes de ingressar no serviço público do país.

De 2008 a 2013, o economista chefiou o Banco Central do Canadá. Em 2013, assumiu o Banco Central da Inglaterra e ficou no cargo até 2020. Carney atuou como enviado especial da ONU para a Ação Climática e Finanças em 2019. Em 2020, foi presidente e chefe de investimentos na Brookfield Asset Management até renunciar ao cargo em janeiro de 2025 para entrar na corrida eleitoral canadense.

Pierre Poilievre (Partido Conservador)

Líder da oposição desde 2022, Poilievre era favorito a vencer o pleito até a entrada de Carney no Partido Liberal e a volta de Trump a presidência dos EUA. 

Na semana anterior à vitória de Carney, o Partido Conservador tinha 43% das intenções de voto, enquanto o Liberal somava apoio de 30%. 

Além da renúncia de Trudeau, a deterioração das relações entre Canadá e Estados Unidos pode ter influenciado na mudança de opinião do canadense.

Poilievre defende um Estado menor, a liberdade econômica e uma “revolução de liberdade” do Canadá. Desde que assumiu a liderança do partido, tem apostado em pautas econômicas e críticas ao Partido Liberal.

Suas principais propostas são:

Habitação: Acelerar a construção de moradias com menos regulamentação e metas de desempenho para municípios;
Meio Ambiente: Revisar as regulamentações ambientais para acelerar projetos de energia e reduzir a taxação de carbono;
Comércio Interno: Aumentar o comércio entre as províncias e simplificar licenciamento profissional;
Saúde: Descentralizar as políticas de saúde, dando mais autonomia às províncias.

Quem é Pierre Poilievre 

Pierre Poilievre, de 45 anos, apresenta-se como um conservador de longa data e defensor do livre mercado e da “responsabilidade das pessoas em relação ao seu próprio futuro”. Nascido em Calgary, na província de Alberta, é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Calgary. É casado e tem 2 filhos. 

Entrou na política aos 25 anos, em 2004, quando se elegeu pela 1ª vez para Câmara dos Comuns. Como deputado, representou o distrito de Nepean-Carleton, em Ontário. De 2006 a 2013 também ocupou cargos de secretário parlamentar sob administração do premiê Stephen Harper (2006-2015). Depois, em 2015, serviu como ministro do Emprego e Desenvolvimento Social.

De 2017 a 2021, Poilievre ocupou o cargo de ministro sombra –administrado pela oposição para fiscalizar a atuação do ministro titular– das Finanças. Brevemente atuou ainda como ministro sombra dos Empregos e Indústria. O auge veio em 2022, quando foi eleito o líder do Partido Conservador e líder da Oposição.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/canada-vai-as-urnas-nesta-2a-feira-para-definir-primeiro-ministro/

Deixe um comentário