Vídeo é resposta ao tarifaço e cita a escrita do nome do país com z em inglês; “aqui, Brasil se escreve com S”, diz a gravação
O governo Lula lançou uma nova campanha na 5ª feira (10.jul.2025) para se posicionar sobre as tarifas de 50% que Donald Trump (Partido Republicano) impôs sobre produtos brasileiros. O mote da nova estratégia de comunicação é a soberania nacional do Brasil.
O perfil do governo no X publicou vídeo que afirma que “quem não é daqui costuma escrever Brasil com Z. Mas esses gringos não sabem das coisas, porque aqui, Brasil se escreve com S”.
Assista (32s):
Na legenda da publicação, lê-se: “O S é uma letra linda, tá? Cheio de curva e de soberania!”. Até o momento da publicação desta reportagem, o post somava 70.800 visualizações.
No Instagram, o governo apostou em memes na abordagem da campanha. Também na 5ª feira (10.jul), publicou o “pack da soberania brasileira”, com itens e programa sociais que remetem à brasilidade, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a urna eletrônica e o Fies (Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior).
A postagem traz também imagens características do país, como um copo de café, um cachorro vira-lata caramelo, um pandeiro e um filtro de barro, além de uma foto da jogadora de futebol Marta.
ENTENDA O TARIFAÇO
A medida foi divulgada em uma carta a –publicada na rede Truth Social. Eis a íntegra da decisão (PDF – 63 kB). As tarifas entram em vigor em 1º de agosto e serão aplicadas de forma ampla e automática, independentemente do setor ou tipo de mercadoria.
Na prática, isso encarece os produtos do Brasil no mercado norte-americano, podendo reduzir a competitividade de exportadores brasileiros. Trump também determinou a abertura de uma investigação formal contra o Brasil por práticas comerciais consideradas desleais, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA.
O presidente norte-americano declarou, também, que qualquer retaliação tarifária por parte do Brasil será respondida com acréscimos proporcionais à taxa de 50%.