Lula decretou operação de Garantia da Lei e da Ordem para a segurança do evento; é a 3ª mobilização das Forças Armadas no mandato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou operação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) e acionou as Forças Armadas para fazer a segurança da cúpula do Brics, realizada no Rio de domingo (6.jul.2025) até esta 2ª feira (7.jul).
Segundo o Ministério da Defesa, são mais de 15.000 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, subordinados ao Comando Operacional Conjunto Redentor, dedicados ao evento. Contam com mais de 400 viaturas, 140 motos e 20 embarcações, além de aeronaves, radares, drones e estações de comunicações.
Imagens do repórter fotográfico do Poder360, Sérgio Lima, mostram o reforço na cidade com tropas e carros blindados. Veja abaixo:
Militares no Rio de Janeiro Brics
GLO
Segundo a Lei Complementar 97 de 1999 e o Decreto 3.897 de 2001, a GLO é o emprego das Forças Armadas em situações de urgência, em determinadas áreas que as polícias militares estaduais sozinhas não conseguem controlar. São autorizadas a atuarem com poder de polícia, por um período e área determinados.
As Forças Armadas realizaram ações nas áreas de DQBRN (defesa química, biológica, radiológica e nuclear); escolta de autoridades e comitivas; segurança de perímetros e locais de hospedagem; proteção de infraestruturas críticas; patrulhamento aéreo; ações de contraterrorismo; guerra eletrônica; defesa cibernética; defesa antiaérea; medidas contra drones hostis; defesa aeroespacial, proteção marítima e fluvial, dentre outras.
É a 3ª vez que Lula aciona os militares desta maneira. A 1ª foi a pedido do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), para combater o crime organizado nos portos e aeroportos. E na 2ª vez a medida foi adotada por causa do G20.
Leia o que diz o Ministério da Defesa e o governo do Rio de Janeiro:
“Por ocasião da Cúpula dos Brics no Rio de Janeiro serão empregados, na operação de segurança, militares e meios das três Forças Armadas, que atuarão subordinadas ao Comando Operacional Conjunto Redentor. Este é comandado pelo General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos e tem o objetivo de realizar ações em complemento das atividades dos órgãos de segurança pública federal, estadual e municipal.
“O Comando Operacional Conjunto Redentor conta com militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, totalizando mais de 15.000 militares dedicados exclusivamente ao evento. Contam com mais de 400 viaturas, 140 motos e 20 embarcações, além de aeronaves realizando patrulhamento e defesa aérea nos locais dos eventos. Serão empregados ainda radares, drones, estações de comunicações e blindados com o objetivo de manter a segurança do evento e dos participantes.
“A articulação foi realizada conforme o Comitê Integrado de Segurança da Presidência do Brics, prevista na Portaria MRE Nº 605, de 16 de junho de 2025, que conta com a participação do Ministério das Relações Exteriores, que o coordenará; da Casa Civil da Presidência da República; do Ministério da Defesa; do Ministério da Justiça e Segurança Pública; do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.”