Brasil não tem condição de provocar os EUA, diz Ciro Nogueira

Declaração do senador se dá após o governo brasileiro rebater o comunicado norte-americano sobre sanções do STF a big techs

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) declarou nesta 5ª feira (27.fev.2025) que o Brasil “não tem a mínima condição” de provocar os Estados Unidos. A crítica se dá por causa de um atrito entre a Justiça brasileira e big techs norte-americanas.

“O presidente Lula pode não gostar do presidente Trump. Mas o Brasil não tem a mínima condição militar, política e econômica de provocar os EUA. Não seria coragem. Seria como invadir as Malvinas. Lula não pode ser um novo general Belgrano”, disse Nogueira no X. A declaração do congressista faz referência ao afundamento do navio argentino General Belgrano devido a um ataque britânico na disputa pela soberania das ilhas Malvinas.

EUA X STF

Na 4ª (26.fev), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil emitiu um comunicado ao governo brasileiro sobre a aplicação de multas a empresas sediadas no país, como as big techs. Em publicação no X, a embaixada não mencionou diretamente nenhuma companhia, mas fez uma referência indireta à multa imposta pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes à plataforma Rumble.

O perfil da embaixada traduziu uma publicação do WHA (Bureau of Western Hemisphere Affairs), órgão do Departamento de Estado dos EUA responsável por implementar a política externa do país e defender seus interesses em América do Norte, América Central, América do Sul e Caribe.

“O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão”, afirmou o órgão. 

Mais tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sinal verde para que o Ministério das Relações Exteriores emitisse uma nota dura ainda na 4ª feira (26.fev) para rebater um comunicado,

Na nota do Itamaraty, o governo Lula diz ter recebido “com surpresa” a manifestação dos EUA. “O governo brasileiro rejeita, com firmeza, qualquer tentativa de politizar decisões judiciais”, diz o texto.

“A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal, cujos efeitos destinam-se a assegurar a aplicação, no território nacional, da legislação brasileira pertinente, inclusive a exigência da constituição de representantes legais a todas as empresas que atuam no Brasil”, afirma a diplomacia de Lula.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-brasil/brasil-nao-tem-condicao-de-provocar-os-eua-diz-ciro-nogueira/

Deixe um comentário