Brasil já teve 15 filmes indicados ao Oscar; leia a lista

A lista tem indicações 100% nacionais e longas coproduzidos com EUA, França e outros países; o Brasil pode ser novamente nomeado com “Ainda Estou Aqui”

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulga nesta 5ª feira (23.jan.2025), às 10h30 (horário de Brasília) a lista de indicados para o Oscar. No Brasil, a expectativa é para uma ou mais indicação para o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. O anúncio será transmitido no canal da academia no Youtube. Assista aqui.

Na história da premiação, 15 longas produzidos ou coproduzidos pelo Brasil já foram lembrados na lista final do Oscar. Dentre as nomeações, 7 longas são 100% nacionais e 8 foram parcerias com outros países, como Estados Unidos, França e Itália.

Entre as produções brasileiras que já estiveram na premiação se destacam “Cidade de Deus” (2002), indicado a 4 categorias, e Central do Brasil, que foi uma coprodução com a França e teve duas indicações.

As 7 produções totalmente brasileiros foram indicadas em categorias diversas, como Melhor Documentário, Melhor Filme de Animação e Melhor Roteiro Adaptado. Só 3 filmes nacionais –“O Pagador de Promessas”,“O Quatrilho” e “O Que é Isso, Companheiro?”– concorreram ao prêmio de Melhor Filme Internacional.

Apesar das indicações, nenhuma produção 100% brasileira foi premiada. O Brasil só levou a estatueta em filmes coproduzidos. Um exemplo foi “Orfeu Negro”, que teve participação brasileira, mas o prêmio de Melhor Filme Internacional foi creditado para a França.

Leia a lista de todos os filmes brasileiros indicados:

“AINDA ESTOU AQUI”

A Academia Brasileira de Cinema indica todo ano um filme brasileiro para concorrer a uma vaga no Oscar. Em 2025, o filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na disputa de Melhor Filme Internacional.

O longa, coproduzido com a França e do mesmo diretor de “Central do Brasil”, ganhou atenção do público ao vencer o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Veneza.

“Ainda Estou Aqui” recebeu indicações a outras premiações que servem como termômetro para o Oscar, como o Bafta e o Critics Choice Awards, e está na lista de pré-indicados ao Oscar.

A produção ganhou ainda mais repercussão nacional com a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro.

Além das categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, a obra também busca indicações para Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Este post foi produzido pelo estagiário de jornalismo Levi Matheus sob a supervisão do editor Ighor Nóbrega.

Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-gente/brasil-ja-teve-15-filmes-indicados-ao-oscar-leia-a-lista/

Deixe um comentário