Ex-presidente declarou em entrevista que, caso eleito em 2026, irá permitir uma base militar dos EUA na fronteira do Brasil
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) afirmou nesta 6ª feira (7.fev.2025) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “é só um vira-lata que bate continência para bandeira dos Estados Unidos”. O antigo chefe do Executivo afirmou que, caso eleito em 2026, irá permitir a instalação de uma base militar dos Estados Unidos na tríplice fronteira, entre Brasil, Argentina e Paraguai.
Boulos escreveu no X, declarando que Bolsonaro “é um ‘patriota’ da boca para fora” e criticou o apoio dele ao governo norte-americano de Donald Trump (Republicano). O deputado finaliza afirmando que o ex-presidente só irá “voltar a governar se for da Papuda“, presídio de Brasília.
Entenda o caso
Em entrevista, nessa 5ª feira (6.fev), à coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Bolsonaro propôs a instalação de uma base militar dos EUA no tríplice fronteira entre Brasil para combater o terrorismo. Ele defende um “acordo militar parrudo” com os EUA, visando combater atividades na região.
Apesar de estar inelegível até 2030, Bolsonaro ainda busca reverter a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e retornar para as eleições de 2026. Ele também afirmou que, caso volte ao cargo, pretende retirar o Brasil de blocos como o Brics e a OMS (Organização Mundial da Saude), assim como os EUA e Argentina.
Essa proposta segue a linha de outros líderes de direita, como Donald Trump e Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), que também saíram de organizações internacionais.