Ex-presidente passou por procedimento para reconstruir a parede do intestino; foi a 7ª cirurgia decorrente das complicações causadas pela facada que levou em 2018
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 70 anos, recebeu alta do hospital DF Star, em Brasília, na manhã deste domingo (4.mai.2025). O ex-chefe do Executivo foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal.
Bolsonaro estava internado desde o dia 12 de abril. Foi submetido a 7ª cirurgia por complicações decorrentes da facada que levou em 2018. Ao deixar o hospital, o ex-presidente chorou com a presença dos apoiadores. Continuará o tratamento em casa e, por recomendação médica, não pode participar de aglomerações.
Desde que sofreu o atentado em 2018, Bolsonaro foi internado várias vezes. Na ocasião, ele foi esfaqueado e teve o intestino perfurado. De lá para cá, o ex-presidente realizou 10 cirurgias, 7 delas por complicações.
Ao todo, os 7 procedimentos tiveram relação com o ferimento na barriga. Em julho de 2021, o ex-presidente apresentou soluços persistentes e foi internado depois de ser diagnosticado com suboclusão intestinal.
Oclusão é uma obstrução, quando a alimentação e as secreções não conseguem progredir pelo tubo digestivo. No caso do ex-presidente, o termo “suboclusão” indica que há uma obstrução parcial. A suboclusão é uma oclusão incompleta.
O ex-presidente recebeu alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na 4ª feira (30.abr.2025), sem dor ou febre. Segundo boletim divulgado um dia após deixar a UTI, Bolsonaro apresentou melhora progressiva dos movimentos intestinais espontâneos. Foi submetido a uma laparotomia exploradora para desobstruir o intestino e reconstruir a parede abdominal.
Mesmo internado, Bolsonaro manteve suas redes sociais ativas, com publicações sobre seu quadro de saúde. Em uma delas, mostrou a retirada da sonda nasogástrica. No sábado (3.mai.2025), publicou uma foto da laparotomia exploradora a que foi submetido em 13 de abril, para desobstrução do intestino e reconstrução da parede abdominal.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-gente/bolsonaro-deixa-hospital-apos-22-dias-internado/