Objetivo da conversa do presidente dos EUA com o primeiro-ministro britânico foi alinhar posições antes de cúpula da Otan
Nesta 2ª feira (10.jul.2023), o presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, às vésperas da cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O encontro na sede do governo britânico, em Londres, serviu para alinhar a posição dos países em relação à guerra na Ucrânia.
Ao final da conversa, Biden declarou que a relação entre ele e Sunak continua “sólida como uma pedra”, visto que o primeiro-ministro britânico se posicionou contra a decisão dos EUA de enviar bombas de fragmentação à Ucrânia. “O Reino Unido é signatário de uma convenção que proíbe a produção e o uso de bombas de fragmentação e desencoraja seu uso”, disse Sunak a repórteres locais, no dia 8 de julho.
Biden e Sunak também debateram sobre a integração da Ucrânia à Otan, já que os membros da aliança são aliados do país ucraniano, além de terem enviado equipamentos militares e fundos a Kiev. No entanto, o líder dos EUA afirmou que a Ucrânia não está pronta para aderir à organização.
Depois do encontro com Sunak, o presidente norte-americano seguiu para o Castelo de Windsor, onde foi recebido com uma parada militar e o tradicional chá britânico, para uma conversa particular com o rei Charles 3º.
Eles ainda se reuniram com um grupo de investidores e filantropos para discutir mudanças climáticas e investimentos em energia verde. Também participaram da reunião o enviado especial do governo dos EUA do clima, John Kerry, e o ministro de Segurança Energética e Carbono Zero do Reino Unido, Grant Shapps.
Essa é a primeira vez que os líderes se encontram após a coroação do novo monarca em abril de 2023 -ocasião em que Biden não compareceu, e a primeira-dama, Jill Biden, foi em seu lugar.
Fonte: https://www.poder360.com.br/internacional/biden-se-reune-com-rishi-sunak-e-com-rei-charles-3o/