Acidente ocorreu em região montanhosa do Catatumbo; aeronave levava um deputado e realizava o trajeto entre as cidades de Cúcuta e Ocaña
Um avião da companhia aérea estatal Satena caiu no nordeste da Colômbia nesta 4ª feira (28.jan.2026). As 15 pessoas que estavam a bordo morreram. O acidente ocorreu na zona rural de La Playa de Belén. Entre as vítimas estava o deputado Diógenes Quintero, integrante do Congresso da República da Colômbia.
A aeronave realizava o trajeto entre as cidades de Cúcuta e Ocaña com 13 passageiros e 2 tripulantes. De acordo com comunicado da Satena, o avião decolou às 11h42 do Aeroporto Camilo Daza, com previsão de pouso para as 12h05. O último contato com o controle de tráfego aéreo aconteceu às 11h54.
Em comunicado oficial emitido ainda na tarde desta 4ª feira, a Satena informou que o presidente da junta de ação comunal da vereda Curasica confirmou o acidente. Equipes de resgate encontraram a aeronave com todos os 15 ocupantes mortos. A companhia expressou condolências às famílias. Antes do anúncio, o avião constava como desaparecido.
A equipe de comunicação do deputado Quintero publicou uma nota nas redes sociais antes da confirmação do acidente. “Informamos que ainda não conseguimos contato com o deputado e sua assessora, Natalia Acosta Salcedo, após o desaparecimento do voo da Satena de Cúcuta para Ocaña”, dizia o texto.
Reprodução/Instagram @diogenesqa
Quintero, eleito em 2022, tinha mandato até 2026. O Partido de La U lamentou a perda e destacou seu compromisso com a região e a responsabilidade pública
A Satena ativou atendimento humanitário às famílias e colabora nas investigações para esclarecer as causas. O local onde o avião caiu fica na região do Catatumbo, área montanhosa.
O Beechcraft 1900 é um avião bimotor turboélice desenvolvido para terrenos difíceis, com capacidade para 19 passageiros.
Quintero havia sido eleito para o Congresso colombiano em 2022 como representante da Coligação Pela Paz, com mandato até 2026. O Partido de La U, ao qual o deputado pertencia, emitiu nota sobre a perda.
“O nosso Conselho de Administração, as bancadas do Senado e da Câmara dos Representantes, assim como todos os nossos membros, expressam o seu profundo pesar por esta dolorosa perda, que entristece não só o nosso partido, mas também o país. Diógenes Quintero foi um líder comprometido com a sua região, com uma firme vocação para o serviço e um profundo sentido de responsabilidade pública”, afirmou o partido.
Fonte: https://www.poder360.com.br/poder-internacional/aviao-com-15-pessoas-cai-na-colombia-todos-morrem/